segunda-feira, 22 de junho de 2009

De novo... As retretes tecnologicas Japonesas!

Assumo, este e' um tema que me fascina!
E sinceramente, cada vez que volto 'a "terrinha", e' das coisas que mais sinto falta pois tal e' o seu grau de conforto. Agora que estou habituado a "tronos" topo de gama, e' muito dificil voltar para tras.

Fui ontem jantar a casa de uma amigo. Americano, com namorada Japonesa. Como e' normal por estes lados. Convidou-me para visitar o seu novo apartamento... uma penthouse aqui para os lados de Shinagawa. Giro, cheio de modernices tecnologicas. E uma delas, nao podia deixar de ser, esta' na casa de banhos dos convidados.


Assim de repente, nem parece nada de especial... uma retrete com algum design, e com o painel de controlo, nao ao lado, mas embutido na parede... normal por aqui.
Mas o melhor estava para vir... ja tinha visto esta funcionalidade em alguns hoteis de topo por ca, mas ainda nao na casa de alguem. Com alguma vergonha, pedi-lhe se se importava que grava-se uma demonstracao para os meus amigos que nao podem viver estes luxo Asiaticos... Asiaticos nao, Japoneses! Entao aqui fica a minha obra de arte cinematografica, tipo "short-documentary". Sera que vou ganhar um Oscar?!?


E para quem me acompanha mais recentemente, ou como compilacao, ou simplesmente para relembrar o que mais estes "bichos" fazem, aqui deixo os "links" para os artigos que escrevi anteriormente sobre esta tematica deveras interessante... bem como o "best of" dos videos:

O meu primeiro contacto com elas... a retrete do meu primeiro apartamento em Yokohama



Pensava eu que nao podiam melhorar, eis senao quando têm "musica". A minha actual retrete no apartamento de Toquio



Ah, e ja agora tambem escrevi algo sobre retretes Japonesas portateis aqui... fenomenal conceito!



E nao... nao gosto da palavra "Sanita"!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os sabores I

Ainda não tinha referido este assunto por aqui... sendo este país tão diferente em tudo, a culinária e sobretudo os diferentes novos sabores para o nosso paladar, não nos param de surpreender.

E os sabores tão em voga por estes lados são aplicados a literalmente tudo...
Precisava de algo para beber. Desci do 17º andar, onde trabalho, ao piso 1. Ah, já me esquecia de explicar... por cá não há Rés-do-Chão... começa logo tudo no piso 1, equivalente ao nosso piso térreo. Não há 0 (zero)... é logo 1 (um), para não haver confusões. Para cima, é do 2F (o nosso 1º andar) até ao xxF... F de "Floor"... para baixo é do B1 ao Bxx (B de "Basement").
Bem, já me perdia... fui ao 1F a estas maravilhosas lojas de conveniência, abertas 24h por dia, que estão espalhadas a cada esquina. Esta aqui no edificio é a "7-Eleven", que dá jeito pois têm das poucas máquinas Multibanco (vulgo ATM) em que os nossos pobres cartões estrangeiros funcionam... e até falam em Português!!! As máquinas... não os cartões nem os estrangeiros... mas a essa temática voltarei quando apropriado.

Bem queria uma bebida... apeteceu-me uma Coca-Cola... vi estas com um novo rótulo todo catita....


Coca-Cola Plus? Esta não conhecia... há a Light, a Zero, etc... mas a Plus? Bem, embora lá experimentar porque só se vive uma vez. Uma garrafa igual a tantas outras...


mas espera aí... esta tem sabor?!? Uma Coca-Cola que não sabe a Coca-Cola?!? O mundo está doido!

Os meus olhos quase que saltaram da minhas órbitas, dando um salto mortal por cima das lentes dos meus óculos, com o que estava a ler... Coca-Cola Plus... no calorie... Green Tea flavor?!? Chá-verde? Uma Coca-Cola, preta como as outras, com bolinhas e tudo, mas com sabor a chá-verde?


Bem, experimentei... ainda estou vivo... e sabem que mais??? Sabe a Coca-Cola!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jetlag...


Sao 05:30 da manha. Estou acordado. Nem esta' mal atendendo a que cheguei ontem a Toquio.
Este maldito "jetlag" para ca e' bem mais duro do que para Ocidente. Acorda-se de madrugada e vai-se recuperando uma hora por dia... hoje 05:30, significa que amanha acordarei as 06:30 e por ai a fora, numa ritmo de recuperacao de uma hora por dia...quer dizer que no Sabado la estarei a pe' as 08:30 e no Domingo as 09:30... E' o chamado fim de semana grande!!!

Sao cerca de 15 a 17 horas uteis dentro de um aviao, o que se traduz em algo como 20 a 24 horas porta a porta. Normalmente 20h para ca e 24h para Portugal Nao e novidade a falta de eficiencia, e sobretudo a lentidao da chegada das malas, no aeroporto da Portela!
Vi 4 filmes, 2 documentarios, comi 2 refeicoes e mais uma data de snacks, fui dez vezes a casa de banha e andei para tras e para a frente a olhar para o boneco... ou para as bonecas... sim, voei nas linhas aereas Japoneses (cujo servico ao cliente da' "um baile" a qualquer outra companhia Europeia) e logo as tipicas "bonequinhas" Japonesas nao faltavam.

Fui a "terrinha"... sim, agora que sou imigrante, o conceito de "ir a terra" aplica-se que nem uma luva.
Verifiquei que tudo continua muito interessante como sempre... o BPN, o BPP, o Quique Flores e o Jorge Jesus... ah, e as eleicoes Europeias, onde a fina flor dos nossos politicos se esgrimia em argumentos irracionais para ver quem e' que nao "vai fazer um corno", mas ganhar balurdios em ajudas de custo, para o Parlamento Europeu. Ja nao me espanta ver candidatos que mal sabem falar. Mas desta vez eram mesmo maus...
Mas la votei, num certo e determinado partido que me oferece mais garantias de pelo menos as pessoas terem bom aspecto, saberem falar, e estar mais perto dos meus ideias e valores de vida... bem para variar, todos se consideram vencedores no fim da noite... extraordinario.

Bem, falando de coisas mais alegres... hoje e dia de Portugal! 10 de Junho. Parabens Portugal! Para comemorar, o Embaixador Portugues no Japao teve a amabilidade de oferecer na sua residencia um cocktail com a comunidade Portuguesa sediada por estes lados. Tambem aqui, e como em quase tudo da vida se aplica a regra dos 80-20... 80% da comunidade Portuguesa consta de Chineses (de Macau) e de Brasileiros (com dupla Nacionalidade)... os outros 20% sao genuinos Portugueses de Portugal. La estarei. Sempre uma boa oportunidade para conhecer mais pessoas por ca'.
Um "Kampai" a Portugal ("Kampai" = brinde, para os mais incultos)! Alem de ser o meu pais, a minha cultura, a minha familia e muitos grandes amigos, e por muito defeitos que tenha, e' sempre um pais agradavel para se ir de ferias...