Ando aqui intrigado com uma coisa... mais uma no surpreendente Japão ;-)
Se algum dos meus estimados leitores me conseguir clarificar, fico muito grato.
Vivo numa área de Tokyo chamada Minato-Ku ("Ku" é algo semelhante á nossa, Portuguesa, freguesia... um bocadinho maior, claro!), e ao pé de uma das principais (e maiores) estações de comboio de Tóquio - Shinagawa.
Só um pequeno aparte... um excelente, e muito educativo, blog sobre o Japao "Muito Japão" (já terminado, mas com sucessor em "Muito Japão II") tem um artigo muito engracado sobre a estacao de Shinagawa. Ja estou há algum tempo para também escrever um artigo sobre a minha experiência diária nesta estação... até tenho videos para comprovar... lá chegarei.
Bem, adiante que se faz tarde. Não são raras as vezes que se me deparo com filas interminaveis de Japonesas numa das entradas da estação... sim, só mulheres... e, para variar, todas aprumadinhas. A vestimenta do costume... saltos altos, saias ou calções curtos, e a inevitável carteira "pendurada" no cotovelo.
Fico sempre espantado, embora na maioria das vezes seja um regalo para os olhos!
Questiono-me se serão filas de espera para entrevistas de emprego? Eventualmente, pois na estação existem imensas lojas, restaurantes, cafés, etc...
Para compras, sobretudo para lojas acabadinhas de abrir, também seria uma hipótese. A loucura do consumismo, por aqui, faz com que se fiquem em filas gigantescas, de várias centenas de metros, aquando da abertura de algumas lojas (por exemplo a H&M) ou para a compra de productos novos, tais como o Apple iPhone... em ambos os casos, foi a loucura total por cá, com filas a extenderem-se por vários quarteirões... mas sempre muito organizadinhas, não estivessemos no Japão.
Por acaso, neste país, existe uma cultura de filas... arriscaria-me a afirmar que adoram filas, tal como adoram novidades, saldos e descontos. E adoram sobretudo filas para novidades, saldos e descontos!
Filas, muito bem organizadas para tudo: para entrar no comboio, para entrar no metro, para entrar nas lojas, para comprar doces... e passam horas nisto... sao muito pacientes! Sinceramente não sei de onde vem o termo "Paciência de Chinês" (esses nada pacientes!)... "Paciência de Japonês" assentaria que nem uma luva!
Claro que com a quantidade de pessoas neste país, isto só poderia funcionar à base da fila... e de muita paciência... e sem stress...
Sim têm razão... filas há em todo o mundo, mais ou menos organizadas. A grande diferença aqui é que são formadas por pessoas civilizadas e educadas, em que ninguem tenta dar o "golpe" para passar à frente. Todos sabem que a sua vez chegará e que dará para todos! Ai o que me vai custar voltar um dia, para onde quer que seja!