sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

As linhas amarelas...

Confesso que ainda andei uns dias baralhado com todas estas linhas amarelas no chão.

Em todas as cidades Japonesas em que já estive até agora (Yokohama, Tóquio, Nagoya e Osaka) TODAS as ruas tens estas riscas no chão, incluindo todas as estacões de metro e de comboio. As riscas são sempre amarelas e maioritariamente tem relevos longitudinais.

Na sua intersecção têm relevos redondos, tipo bolinhas. Quando terminam, por norma, ao pé de escadas, em cruzamentos de ruas, nas plataformas dos comboios e ao pé das máquinas de vendas de bilhetes, também acabam em bolinhas.

Claro que como leitores inteligentes, já perceberam que estas linhas são feitas para os cegos. Isto aqui é muito a frente!
Calculem que nestas cidades com milhões de pessoas, e milhares de ruas, todas, mas mesmos todas, têm estas indicações no chão. Nao falha. Impressionante! Aqui nao se poupa esforços, nem custos, para que tudo funcione as mil maravilhas e com segurança total... tal e qual como no nosso belo país!
O nosso país... o país dos "Xicos espertos", é o que é... onde assenta que nem uma luva o famoso ditado "Em terra de cegos quem tem olho é rei!" Já dá dizia o Jô Soares: "Tem pai que é cego"!!!

P.S. - As últimas frases não fazem sentido nenhum, mas lembrei-me, por causa das riscas amarelas, destas duas famosas referências a cegos... devo estar a ficar maluco. Eu já devia ter aprendido que as tequillas não me fazem nada bem ao cérebro!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Com que então não me mascarava???

Lá passou mais um fim-de-semana... programa do costume, afogar as mágoas por estar tão longe!
Lá fui com a "tropa macaca" jantar fora. Desta vez só com o Finlandês e com o Sueco... o Norueguês tinha ido "à terra". Cá estão eles:


Levei-os ao restaurante Brasileiro... foi giro marcar um restaurante no Japão, a falar Português.
No restaurante o programa do costume... música Brasileira, um show de samba de hora a hora, rodízio de carnes e, a nossa desgraça... rodízio de bebidas! Um Gin Tónico para aquecer, vinho tinto a acompanhar a carne (parecia que já não comíamos, e bebíamos há 2 meses) e uma Caipirinha para acabar.
De seguida, lá fomos a um bar em Shibuya, só tomar um copo pois queriamos voltar cedo para casa... estava-se mesmo a ver...
Demos por nós a jogar um jogo muito idiota com os Japoneses e a beber uns shots (era o castigo para quem perdia). O jogo era tão idiota, mas tão engraçado, que foi a nossa desgraça... tenho que comprar um para levar aos meus sobrinhos... só não levo a Tequilla!!!
Resultado intermédio, pois o final foi ter um belo Domingo de ressaca ;-)


Com este traje, e pinta, só me faltava no dia seguinte ter-me juntado aos malucos do costume pelas ruas de Tóquio... iria parecer com certeza mais um deles!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

As mascaras


Todos nos temos presente na nossa mente, aquelas imagens do Japão em que as pessoas andam constantemente na rua de mascaras a tapar a boca e o nariz.
Coitados, pensamos nos... aquilo por la' e' tanta gente, tantos carros, tanto tudo, que a poluição deve ser insuportável.
Pois, isso e' tudo... uma grande mentira!!!
Poluição sente-se em Lisboa! Aqui, mesmo em Tóquio, com os seus 16 milhões de pessoas, nao se sente rigorosamente nada. Sinceramente nao sei para onde os Japas mandam os gases dos carros, fabricas, etc....... ou lhes dao um cheirinho especial, ou entao enviam-os muito alto para a estratosfera (quanto aos outros "gases", esses sao bem audiveis em algumas circunstancias!)
Assim sendo, nao e' por causa da poluição que usam as famosas mascaras... e agora, porque sera?!?
Como o Japão e' um pais tao civilizado, tao civilizado, tao civilizado (para algumas coisas), as pessoas usam as mascaras quando estão a ficar constipadas e/ou doentes para nao contagiarem os outros! Incrível! Também ha quem as use por causa das alergias, mas a grande maioria e' por respeito pelo vizinho. Temos muito a aprender, nao temos?

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Para la' da nossa compreensão..


Tenho aproveitado os fins de semana para ir conhecendo Tóquio.
Aqui, tal como em Nova Iorque, o ditado "cada esquina, cada maluco" aplica-se que nem uma luva...
Ate me arriscaria a dizer, que esta deve ser a cidade do mundo em que se vêem os malucos mais bizarros que alguma vez poderíamos imaginar. Trata-se de uma cultura, espalhada pelos varios bairros de Tóquio, que ultrapassa qualquer lógica e maneira de pensar do mundo ocidental.
Nao acreditam? Acham que estou a exagerar? Entao vejam os exemplos abaixo...
Um
extra-terrestre em Odaiba:

Um
Jedi em Akihabara:

As "
Tokyonetes" em Harajuku:

Os "
Rockabilies" em Yoyogi

Mais alguns exemplos... divirtam-se, que eu também me vou divertindo!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Carnaval em Toquio


Fui jantar este fim de semana, com uns amigos Portugueses, aqui em Toquio... mais concretamente em Shibuya (ainda estou a ganhar coragem para fazer um artigo sobre esta area fantastica de Toquio).
Sim, e verdade... ja comeco a ter amigos extra-Ericsson, e Portugueses, aqui em Toquio.
Segundo o "thestartracker", rede de talentos Portugueses que residem ou já residiram no estrangeiro...LOL, e a qual pertenço (sim, mais uma redes social na Internet... estou em todas!), já somos 7 no Japão. Desses 7 um sou eu, já conheço outros 3, e ainda conheci mais dois que nao la estao... nao esta mal ao fim de 3 meses.
Bem, voltando ao jantar... fomos jantar a um restaurante Brasileiro... o "Tucano's". Belo rodizio Brasileiro, muito vinho Portugues... e uma surpresa:

Estando em Fevereiro, e no Carnaval, nao ha nada que pare os nossos irmaos! Nem o facto de estarmos em Toquio, com um frio de rachar... claro que as caipirinhas dao rapidamente a volta a essa questao!
Bota o pe no chao! Mesmo longe, fazem-nos sempre sentir em casa! Claro que os Japoneses ficaram de olhos em bico com as moçoilas...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Coincidencias...

Lembram-se com certeza de uns desenhos animados que marcaram uma geracao, ja nos distantes anos 80s... "Conan, o rapaz do futuro"!
Eram uns desenhos animados Japoneses... Toda a gente se deve lembrar das famosas caretas que o Conan fazia, de todas as suas accoes altamente exageradas nos desenhos animados, e claro daquela cena em que ele salta de um aviao a nao sei quantos mil metros de altura, e aterra ca em baixo na terra, completamente hirto... lindo! Belas series que viamos na nossa juventude.
Olhem agora para o nome da saida da estacao, que eu utilizo todos os dias para vir para casa!


Em baixo um pequeno excerto dessa perola de animacao infantil... melhor que isto so o programa de desenhos animados do Vasco Granja!


Coincidencias sao o facto de os desenhos animados serem Japoneses (e eu agora me encontrar no Japao), o nome da personagem ser "Conan" e eu utilizar a saida "Konan" todos os dias, e estarmos em 2008... Segundo os desenhos animados (prova no video acima) a Terceira Guerra Mundial comecaria em 2008... esta, obviamente, espero que nao se venha a verificar...
De facto, quando estes desenhos animados apareceram em Portugal, nos anos 80, o ano de 2008 era tao longiquo.... e agora ca estamos, em 2008, todos um bocadinho mais velhinhos...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A nova mansão...

Já cá estou... a viver no grande Tóquio, literalmente!
Estou agora a viver numa das 23 "freguesias" de Tóquio, chamada "Minato-Ku"... "Ku" de freguesia, entenda-se!
É uma zona bastante boa, embora seja mais de escritórios do que propriamente residencial. Mas estou bem rodeado:
"Minato hosts 49 embassies. It is home to various companies, including Animax, Dentsu, Fuji Xerox, Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. and Mitsubishi Motors Corporation, Morinaga & Co., Ltd. and Morinaga Milk Industry Co,. Ltd., NEC Corporation, Nippon Television, Sony and Toshiba. Minato is also the home to Honda."
As fotografias já estão disponiveis na secção ao lado "Fotografias" ou
aqui.

E afinal o novo apartamento nao tem sofá!!! Aldrabões (o que não é nada Japonês, pois até são excessivamente sérios).
Mas tem um ginásio no último andar... ainda bem... a coisa já não estava a correr bem... Ainda não percebi como, mas estou a engordar com o sushi ;-)
Bem, na realidade ainda nao estou convencido se tomei a melhor decisão com esta mudança... saí de um apartamento pequenino, no meio de uma zona residencial no "bairro alto" de uma cidade calma, com tudo o que necessitava num raio de 5 minutos a pé... para um outro apartamento pequeno, numa zona de escritórios, já NA cidade, mas com quase nada ao pé... ok, o apartamento é um bocadinho maior, e o edificio é mais semelhante a um hotel (ou seja, tem mais serviços)... vamos ver, embora agora nao possa voltar atrás. Mas tambám, como tenho andado doente (está cá um frio de rachar... e até neva), o meu estado de espirito não é o melhor... melhores dias virão! Mas já me comeca a chatear andar 10m a pé até à estação de comboios, a levar com neve na tola... é no minimo desconfortável!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Tetris... Humano!

Todos se lembram daquele jogo que fez as delicias de todos nós (da minha idade, entenda-se). O famoso Tetris!
Embora raramente veja televisão, já me apercebi que aqui os Japas tem um gosto bastante peculiar... como peculiar é quase tudo por aqui...
O espírito de humor não é exactamente igual ao nosso... até é bastante diferente... que grande surpresa, dizem já os meus estimados leitores por esta altura.
E no que toca a concursos, têm uns bastante parvos. E por serem tão parvos, tão parvos, tão parvos... até têm piada.
Então não é que criaram o Tetris...Humano! Vale a pena ver a parvoíce abaixo.


Para quem gostou, pode continuar a seguir a parvoíce no Tetris I e o Tetris III. Só mesmo aqui!