sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

As linhas amarelas...

Confesso que ainda andei uns dias baralhado com todas estas linhas amarelas no chão.

Em todas as cidades Japonesas em que já estive até agora (Yokohama, Tóquio, Nagoya e Osaka) TODAS as ruas tens estas riscas no chão, incluindo todas as estacões de metro e de comboio. As riscas são sempre amarelas e maioritariamente tem relevos longitudinais.

Na sua intersecção têm relevos redondos, tipo bolinhas. Quando terminam, por norma, ao pé de escadas, em cruzamentos de ruas, nas plataformas dos comboios e ao pé das máquinas de vendas de bilhetes, também acabam em bolinhas.

Claro que como leitores inteligentes, já perceberam que estas linhas são feitas para os cegos. Isto aqui é muito a frente!
Calculem que nestas cidades com milhões de pessoas, e milhares de ruas, todas, mas mesmos todas, têm estas indicações no chão. Nao falha. Impressionante! Aqui nao se poupa esforços, nem custos, para que tudo funcione as mil maravilhas e com segurança total... tal e qual como no nosso belo país!
O nosso país... o país dos "Xicos espertos", é o que é... onde assenta que nem uma luva o famoso ditado "Em terra de cegos quem tem olho é rei!" Já dá dizia o Jô Soares: "Tem pai que é cego"!!!

P.S. - As últimas frases não fazem sentido nenhum, mas lembrei-me, por causa das riscas amarelas, destas duas famosas referências a cegos... devo estar a ficar maluco. Eu já devia ter aprendido que as tequillas não me fazem nada bem ao cérebro!

3 comentários:

Luis Prata disse...

Espectacular...

Anónimo disse...

Para comparar c/ Lx, em Entre- Campos só há no meio da estação de metropolitano uns paralelepípedos altos (onde os cegos tropeçam!)que na parte superior têm as tais bolinhas em Braille...e é tudo!Fantástico as riscas amarelas

Unknown disse...

No final de tudo, a conclusão é que temos ainda esperança que a nossa tugalândia chegue algum dia a esse nível....