quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A senhora da limpeza...


Não, não vai para o espaço nem traz as garrafas de oxigénio ás costas!
Pois é... qual pá e qual vassoura! Aqui não se brinca aos pozinhos!
Esta fotografia foi tirada numa das principais estações de metro/comboio de Tóquio... "Tokyo Station", uma estação pequenina, qualquer dia falo-vos disso.
Adiante... isto aqui é muito à frente. As mulheres da limpeza usam estes aspiradores portáteis, ou melhor, transportáveis, para limpar as estações.
Não são propriamente aqueles funcionários da CML com umas pás de ferro, todas amachucadas e enferrujadas, e com umas vassouras de palha, roídas pelos ratos, cujo objectivo deve ser levantar o pó para ele aterrar uns metros ao lado.
Sociedades evoluídas, é o que é!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A primeira noite...


...em Yokohama! Teve que ser... era inevitável. Após quase 3 semanas enclausurado nos meus 21,18m2 tive que sair e ir beber umas cervejolas. O resultado já vão ver...
Fui jantar com um Finlandês, um Norueguês e dois Suecos... embora um deles viva na Austrália e seja casado com uma Japonesa... engraçado, não é?
Ou seja, lá estava o "Vodka belt" com quatro representantes contra o "Wine belt" com o seu mais digno representante... eu! E dizem que, lá para o meio da Europa, existe um "Beer belt"!
Mas "Vodka belt" acaba por ser o melhor nome para chamar aos meus novos amigos... Escandinavos não pode ser, pois a Finlândia não pertence. Nórdicos até pode ser mas não tinha piada. E como bebem pouco estes rapazes, ficamos pelo "Vodka belt". Bem, ao que interessa... Eu cá só sei que fomos saltando de bar em bar nas nossas redondezas (pois ainda andamos um bocado aparvalhados), quando fomos dar por nós a acabar a noite neste bar inacreditável. Arriscaria-me a dizer, que mais próximo do Japão profundo, seria impossivel! Foi um bom começo... mas mais palavras para quê?!?

Vejam o resto dos
videos, sobretudo o do Ayatollah Khomeini... no comments!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Voltaram...


...sã e salvas!!! Prometo que não vos volto a maçar com as minhas camisas....
Mas isto é só um exemplo de como coisas teoricamente simples como ir a uma lavandaria, pedir para lavar e engomar umas camisas (sem goma... obrigado pela dica, Pedro Raio!), pagar e saber em que dia é que estão prontas, não é definitivamente uma coisa básica no Japão.
A grande dificuldade de comunicação, pois o Inglês é inexistente nas ruas (para não dizer nulo), torna tudo o que sejam compras numa constante aventura e desafio. São experiência deveras interessantes, loja após loja. Estou a melhorar a olhos vistos as minhas qualidades de mimo (i.e. mímico) bem como a minha expressão corporal está a tornar-se rapidamente bastante nipónica... já não consigo de deixar de fazer vénias!
Repararam nos lacinhos das camisas?!? Acho que vou assim trabalhar para a semana!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A retrete tecnológia Japonesa


Este artigo era inevitável, mais tarde ou mais cedo. Estou cá há exactamente duas semanas. Como já tenho obrigação de saber dominar este "bicho" e após ter recebido várias solicitações para explicar para que servem os vários tipos de botões nas fotografias, deixo-vos com "o que é a famosa retrete tecnológica Japonesa". No entanto, e como uma imagem (neste caso um video) vale mais do que mil palavras, observem uma demonstração real desta maravilha tecnológica... pensei que desta maneira ficariam mais elucidados!

Escusado será dizer, que mal cheguei ao Japão, e como bom Engenheiro que sou, comecei a fazer este mesmo teste à retrete... toca de mexer em todos os botões e enganar o sensor! A única diferença foi que estava a olhar maravilhado lá para dentro, quando o tubinho saíu... e adivinhem... levei com o jacto de água direitinho na cara!!! Tinha acabado de chegar e fui literalmente atacado pela retrete tecnológica no meu próprio apartamento.
Ainda como curiosidade, a fotografia no inicio deste artigo refere-se à retrete do meu trabalho... é bastante mais sofisticada. Além de ter as funcionalidades do costume, ainda tem uma extra... deita um jacto de ar quente após a utilização! E esta, hem!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bendita Sejas!!!


Finalmente descobri!!! A tão ambicionada lavandaria. Estava já numa contagem decrescente muito rápida em direcção ao fim das minhas camisas!
Acreditem que um dos meus principais "stresses" quando vim para o Japão era o que fazer à roupa. Ainda equacionaria ser eu a lavar a roupa em casa, ainda por cima tendo a famosa nave espacial ... No entanto, passar a ferro seria para esquecer. Nunca passei a ferro na vida. Não o tencionava aprender a fazer agora.
Resolvi-me pelo muito em voga "Outsourcing". E em boa hora. 230 JPY (1,4 EUR) por camisa... lavadinha e passadinha. E como eram onze, ainda tive um desconto de quantidade (só me cobraram 10).
Ainda bem que vim avisado de Portugal que deveria pedir "Nori Nashi", ou seja, sem goma! Caso contrário eu iria parecer um cabide a passear as camisas pelas ruas de Yokohama!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Fast Food!


O meu primeiro almoço no Japão! Como não podia deixar de ser... Sushi!
900 JPY (Yens), o que equivale a 5,5 Euros. Os almoços por aqui são bem económicos... Todos os restaurantes têm um "menu-almoço", que inclui um chá verde e por vezes uma sopa tipo "Miso".
O recorde até agora foram 750 JPY (4,6 Euros) por uma deliciosa tempura... com chá verde!
Mas desenganem-se... há coisas bem mais deliciosas que sushi e tempura! A comida japonesa é óptima, caso a pessoa não se enerve com os pauzinhos!!!
No entanto, os meu coleguinhas aqui do trabalho só querem comer hamburgueres, massas italianas, caril... ou seja, tudo o que seja tradicionalmente Japonês.
Uma última nota para os mais conhecedores e apreciadores de sushi: cá, o wasabi é posto entre o peixe e o arroz... nunca nas bolas verdes ao lado do prato, como acontece em Portugal. E às vezes há uns cozinheiros com a mão bastante "pesada"!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Apartamento


Nunca pensei que os famosos 21,18m2 fossem tão agradáveis... e que coubessem tantas coisas em tão pouco espaço.
Primeira regra: sapatos à porta!
Ah pois é... estes aqui são como os Suecos! Sapatinhos que andam na rua não são para andar em casa, por razões de higiene... e também para não estragar o chão com riscos (o que muito amavelmente me explicam as instruções de utilização do apartamento).
Ainda bem que já me tinham avisado disto, e vim preparado com quinze novos pares de meias... não fosse ter algum azar, leia-se buraco. Claro que em troca, tinha uns chinelos de boas vindas à minha espera!
O apartamento tem tudo... desde cozinha equipada, máquina de lavar roupa (que parece uma nave espacial), internet a 100Mbps (sim, leram bem... 100Mbps!), plasma, fax e um amplificador Onkyo com docking para iPod. Estou em casa!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dia 1 - As primeiras impressões


Domingo, 04-Nov-2007, 13:50. Parti!
Ainda em Frankfurt, a aguardar pela partida para o Japão, já me saltava à vista que:
1) As vénias eram sucessivas... teria que as aprender a fazer.
2) As dificuldades com a comunicação seriam muitas...
Segunda-Feira, 05-Nov-2007, 16:00. Cheguei!
Além de confirmar que o Inglês não é o forte dos Japoneses, apercebi-me que, de facto, estava no 1º mundo: tinha chegado a um país limpo e ultra organizado, em que as pessoas são muito simpáticas, educadas, falam pouco Inglês e fazem muitas vénias! Welcome to Japan! Banzai!