sexta-feira, 22 de maio de 2009

A revolta dos Porcos... H1N1

Já cá faltava a piadinha sobre assuntos sérios!


O Japão andou a tentar a todo o custo manter-se isolado desta eventual pandemia mundial, através de apertados controlos fronteiriços (nos aeroportos, pois sendo o Japão uma ilha, ninguém vai de carro ao estrangeiro!). Embora não acompanhe as noticias locais (que bom é viver na ignorância!), comecei a aperceber-me que cada vez mais, e mais, pessoas estavam a usar as famosas máscaras nas ruas e comboios (escrevi um artigo anterior sobre a razão da utilização das máscaras, que pode ser encontrado aqui).

Fui investigar... e surpresa! O H1N1, vulgo "Gripe Suina" chegou ao Japão.
E aparentemente em "grande" pois já vamos em cerca de 200+ casos sobretudo na região de Osaka (que está para Tóquio, como o Porto está para Lisboa!).
E vamos lá ver no que isto dá por aqui... os Japoneses são um povo obcecado pela limpeza e higiene (já li que o Japão deixa a Suiça a léguas!). Mas também um povo bastante propenso a alergias e infecções respiratórias... dá-me ideia que o seu organismo não tem tantas defesas devido à sociedade "imaculada" em que vivem... pouca poluição, muita limpeza e muitos pólens no ar parecem-me uma receita "explosiva". Receio que não tenham muitos anti-corpos para resistir a este novo tipo de gripe... mas não sou nem médico nem cientista, e arrisco-me a estar a dizer uma quantidade enorme de disparates relativamente a este assunto!

Bem, mas o cenário que se vê nas ruas e comboios está muito bem ilustrado na imagem abaixo. Assusta qualquer um, pois só nos relembra que um portador silencioso pode estar algures nas imediações:


Bem, pelo sim pelo não, também vou comprar estas máscaras... just in case! Embora não esteja provado que evitem algo... mas pelo menos evitam espirros e gafanhotos (daquelas pessoas que cospem enquanto falam) a virem-nos parar directamente à cara. Em muitos sitios já estão esgotadas... vamos lá ver se ainda vou a tempo! Ah... e fica já prometida uma fotografia pública caso as use!

7 comentários:

Angelo disse...

Ainda no outro dia li um artigo na BBC que falava da inutilidade destas máscaras, sobretudo quando se usam longamente, porque ficam húmidas e tornam-se completamente inúteis...

De facto, o Japão é muito limpo. E isso é excelente. Mas esta semana, que tenho ido a escolas diferentes, vejo tudo tão sujo... Computadores - em uso - cheios ou rodeados de pó, teclas pretas, cotão no chão...
Mas uma dicotomia japonesa!

ibr disse...

Dizem os entendidos que cá não vai haver....apesar da máscara já estar à venda com acessórios e tudo!!!!Só há uma morte...em Braga, o que significa que Braga é realmente muito longe do resto do país, Comprem, meninos, comprem, armazenem porque em Potugal não vai haver na altura e momento certos!
Pensa no Cavaco a deitar muitos perdigotos e D Maria de rolos na cabeça, já deitados sem saberem onde colocar a máscada, dormem com ou sêm máscara, por cima ou por baixo do leçol, e o Soares sem saber onde põe as bochechas!!!!!!

NanBanJin disse...

Eu já tenho a minha (realmente parece que têm estado quase esgotadas), que, aliás, já comprei à imenso tempo, por causa de uma outra gripe a que estive exposto, há uns meses, e que nem sequer cheguei a usar.

Mas aqui em Kyushu parecece que se está tudo a marimbar para a H1N1 - deve ser por o pessoal achar que está "longe" do resto do Japão e do Mundo, não sei...- por isso a máscara branca é capaz de ficar mais uns quantos meses na gaveta.

Saudinha é que é preciso!

Abrç.

Afonso, NBJ.

Anónimo disse...

O pessoal do Rossio esta cheio de saudades da «nossa Maddie»
Passamos para dar um olá e deixar muitos beijos e abraços da parte do pessoal da PT do Rossio.

PS: Queremos uma visitinha

LMVS71 disse...

LOL!!!

Olha que as promessas são para cumprir.

Parabéns pelo artigo e bem-vindo novamente ao activo.

Um abraço

Luis Prata disse...

Nuno, quero ver essa foto :)

Já agora, na discoteca também há a moda da máscara? :)

Andreza & Teru disse...

Oi Nuno,
Há quanto tempo não venho a cá rs
Que bom que voltastes, adoro seus posts, seu amor e admiração pelo Japão! Por aqui tem máscaras aos montes se quiseres te envio rss...
Mata ne ;-)