segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O tamanho da barriga

Este pais nao pode existir... nem mesmo que fosse inventado!
Com esta e que estou perplexo... ja estou como o outro: "Ja nada me surprende"!

Por aqui parece-me ser obrigatorio as empresas facultarem um check-up anual de saude aos seus colaboradores. Ate aqui nada de novo. O mesmo ja acontece em muitas empresas em Portugal... ou serao so algumas? Pelo menos na Ericsson, este ja e o procedimento ha alguns anos, logo deduzo que muitas das multinacionais tambem sigam esta boa pratica...

O meu director por ca, Fukase-san, homem Japones "tipico" de 60 anos (optima pessoa!) foi fazer o tal exame anual. Chegou um bocado cabisbaixo...
Nuno apos venia: Oh Fukase-san, correu tudo bem?
Fukase-san: Sim, esta tudo bem... so tenho que fazer um bocado de exercicio e perder uns quilos...
Nuno pensou: Perder uns quilos?!? Ate estas bastante bem... 60 anos, trabalhas que nem um "cao", es o primeiro a entrar, o ultimo a sair, ainda vais beber umas cervejinhas com os clientes... "gordo" sou eu (por acaso nao sou, como ja comprovo abaixo!!!).
Fukase-san: Sim, mediram-me a barriga e estou acima do limite. Tenho mais do que o autorizado e agora a empresa tem que me dar condicoes para emagrecer e fazer exercicio.
Nuno pensou: Fonix! Com esta e que me lixaste. Tamanho mais do que o autorizado? Mas autorizado por quem? So se for pela tua mulher... Bem, vou ter que investigar isto mais um bocadinho, pois esta-se-me aqui a escapar algo... a empresa e que tem a culpa de teres um bocadinho-que-nem-se-ve de barriga?!?

Bem, la pus maos a obra e aventurei-me numa pesquisa frenetica por essa web fora.
Estava a estranhar esta conversa, pois por aqui sao todos maioritariamente esguios, e pelo que consta, sem os famosos "love handles"... aquela gordurasita, vulgo banhas, que nos homens se acumula nos lados da barriga. Para melhor exemplificar aqui fica uma fotografia recente minha:



Pois bem... aqui segue o que se passa. Nao digam que este pais nao pertence a outra estratosfera!!!
Os Japoneses sao obcecados por algo chamado o "Metabolic Syndrome".
Qualquer pessoa, a partir dos 40 anos tem que fazer o teste. O teste consiste em medir o indice de massa gorda, mas mais importante que tudo o tamanho da barriga.

E pensam que este gajos brincam?!? Claro que nao... mais do que 83cm de perimetro de barriguinha ja da cadeia!
83 cm?!? Sabem o que sao 83cm??? Para terem uma ideia, 83cm de perimetro equivale a umas calcas numero 33.5 (Americano) ou 42 (Europeu). E isto ser gordo?!? Entao somos todos... pelo menos no mundo Ocidental.

Mas mais fantastico ainda, e o facto de as empresas que nao conseguirem trazer as barriguinhas dos seus funcionarios ao sitio, serao penalizadas com pesadas multas financeiras!
E tudo isto para evitar os elevados custos futuros para o estado resultantes da obesidade e doencas desta derivada. Digam la que isto nao e fantastico!

Bem, acho que vou fazer exercicio com o Fukase-san... as ultimas calcas que comprei eram o 83cm (pelo menos os numeros das calcas sao a unica coisa com alguma logica por aqui!) e nao quero ser expulso do Japao por uns quilinhos... desculpem, uns centimetros, a mais!!!

Nota: Para os mais curiosos, aqui ficam dois artigos sobre este assunto
http://www.guardian.co.uk/world/2008/mar/19/japan
http://www.nytimes.com/2008/06/13/world/asia/13fat.html?fta=y

12 comentários:

Anónimo disse...

Fonix Nuno! Esta palavra (que nunca tinha ouvido, mas cujo sentido presumo entender... de certeza que vai entrar no meu vocabulário!) e também as considerações sobre a "lei" da barriga fizeram-me ir às lagrimas... E isso faz tão bem à saúde e à barriga! Bem-haja!!

João Pedro Abecasis disse...

Deve ser por isso que conseguem enfiar tantos tipos no metro ao mesmo tempo. :)

Angelo disse...

Mas então eu não me farto de dizer que este país não é normal?!
Com tantos outros problemas mais pertinentes e andam com estas ideias na cabeça! Coitaditos!

Eu, então, sou um verdadeiro balofo no Japão!

J. Maldonado disse...

Realmente a filosofia empresarial japonesa não tem nada a ver com a ocidental, nomeadamente a portuguesa, sendo esta o mais rasca que se possa imaginar a nível ibérico e europeu, visto que a maioria das nossas empresas, pelo menos as PME's, pertence a empresários ignorantes que pensam que elas só servem para financiar os seus luxos pessoais. Adiante!
Considero salutar o facto de as empresas se preocuparem com as necessidades dos seus assalariados, porém deve prevalecer o bom senso, o qual não me parece que exista neste caso: penalizações financeiras?! Acho isso absurdo.
Provavelmente os japoneses, quiçá por razões culturais, devem ter o culto da perfeição física, pelo que devem levá-lo muito a peito em todos os sectores da sociedade, inclusive nas empresas.
Infelizmente no Ocidente os governos não se tem preocupado com a taxa de obesidade dos seus cidadãos, a qual tem vindo a crescer nos últimos anos. Os japoneses, através dessas insólitas medidas, começaram a tomar iniciativa, pois é um problema de saúde pública. Mas nem 8 nem 80!

Unknown disse...

Essa obcecação dos japoneses em manter-se magro é anormal... rsss...

Anónimo disse...

Simplesmente fascinante e inacredítavel...pois cria-se o antecedente de qualquer dia estipularem um número X para os sapatos!
Do meu ponto de vista tem uma certa lógica que é a seguinte:
1-Pessoas com 83 de cintura ocupam menos espaço e por isso cabe mais gente nos transportes públicos, elevadores, etc,etc.
2 - Nas ruas circula-se melhor;
3 - Não são precisas casas tão grandes!
4 -É mais confortável e produtivo estarem sentadas ou andarem sem o "michelin" à volta.
4 - Medida preventiva contra a DEFLAÇÃO,que já chegou:
comem menos, c.... menos, logo barrigas mais pequenas e,portanto, retiram da circulação papel moeda superabundante.
No que diz respeito à INFLAÇÃO podem comer à vontade, pois a evacuação é abundante sendo a emissão de papel - moeda e gases superabundante.
5- Nuno, mens sana in corpus sano, não passes do 83, senão ainda te expulsam e atenção com o colestrol pois a tua barriga, ventre ou pança, como lhe queiras chamar pode-se ressentir.
6-Para tua consolação fui medir a minha barriga - 120cm - ainda bem que não sou japonesa, senão estava feita ao bife!!
7 - Isto também se aplica às mulheres, para grávidas devem ter outros parâmetros!!!
Será esta a lógica ou haverá outras razões mais profundas ou até mesmo filosóficas dessa milenária civilização??

Anónimo disse...

O CULTO E PREOCUPAÇAO COM A BARRIGA

O culto do corpo foi herdado pelos romanos dos gregos, será que os japoneses querem recrear a história e voltar aos gregos?.Você lembra-se do discobolo (jovem a lançar discos, escultura do famoso escultor grego Míron,cerca de 500Ac,) que representa o atleta, momentos antes de lançar o disco: o corpo e todos os musculos no momento em alta tensão,hirtos,
grade concentração,mas cujo esforço não é reflectido na sua face que é serena.Perdeu-se o original grego em bronze.Os romanos fizeram várias cópias. Uma das replicas até foi adquirida pelo "Fuhrer"(leia-se Hitler") que a utilizou como modelo para a juventude nazista -Heil Hitler!!!!
Você vai ver onde quero chegar:
Os japoneses são homens, frios, rigidos,hirtos,focados em algo (não sabemos em quê!!) com os musculos em tensão mas com uma expressão facial esfingica, enigmática,calma e serena, direi mesmo impenetravel.
Lançam o discobolo para onde querem
mas sempre com a mesma cara, venia ou sorriso estratégico que não revela, nem queremos perceber, o que lhes vai na alma.(Às vezes convinha saber......)
Tenha atenção,fazem vénias, falam tanto de coisas futeis e triviais (tempo, comida,etc) como de coisas de grande importância,business (milhões é com eles), querras, catrástofes, etc, mas você não sabe em que eles pensam:tanto pode ser elogio como repreensão fazem-se vénias e você fica sem perceber nada.
Será que o japonês que você conhece não é mais do que um discobolo(das cópias romanas, claro).

E assim se repete, se recriam e se copiam ciclos hitória.: Japonês atual igual a Grego de há 455 Ac.
Ocidente e Oriente pelo menos em tentativa de convergência....mas não resulta,e você sabe!

Foi a primeira vez que entrei em seu blog,muito bom, continue, cuide de si e desculpe o tamanho do texto. Como sou professor de história, embalei como se diz cá
(Brasil)mas dei aulas também em Toquio.Muitas felicidades,Já não
perco seu blog.

VASF disse...

Bom dia... ou noite?. Muito obrigado pelo seu blog. Eu som uma pessoa aficionada ao Japao, e, em geral, as notas de tipo antropologico como o senhor fai no seu blog. Obrigado outra vez. Saúdos desde Lisboa e um beijinho da súa mae e do Afonso. Cumprimentos
vasf

Anónimo disse...

Nuno!

Como é com as mulheres?

Qual o critério/medida?

Como é que as empresas actuam? Têm ginásios à disposição? Dieta equilibrada na cantina? Põem à disposição profissionais de saúde como nutricionistas?

Desculpa tantas perguntas mas o assunto é interessante e sabemos que o Japão é o país do mundo com maior longevidade, alguma coisa andam a fazer bem...

Bjos!

Nuno-san disse...

Antonio II,
O meu problema e' que como a comida no Japao e' deliciosa, qualquer dia sou expulso por excesso de barriga!

Joao,
De facto aqui sao maioritariamente todos/todas magrinhas... e tens razao, cabe sempre mais um... em qualuqer lado!

Angelo,
Eu ate acho que sao bem espertos e bastante mais desenvolvidos que as civilizacoes Ocidentais ;-)
Com isto vao evitar problemas graves de saude publica (obesidade) e procuram que os dinheiro dos impostos posso ser desviado para coisas bem mais uteis do que estar a sustentar os males provocados pela ma alimentacao das pessoas (estou a exagerar um bocado, claro!)

Nuno-san disse...

Maldonado,

Concordo com a medida, mas tambem acho exagerado as empresas serem penalizadas.
Penso que sera uma maneira para obrigar as empresas a fomentarem que as pessoas nao passem tanto tempo no trabalho (que nao e' o mesmo que ser productivo!). O que movimenta esta sociedade e' uma grande responsabilidade social. E a empresa e' uma familia, logo dai ter obrigacao de tratar dos seus colaboradores. Deve ser mais ou menos por isto...

Herika,
So lhes fica bem serem todos magrinhos :-) Eu cada vez que volto agora a Europa, fico boquiaberto como de facto somos gordos (excluindo-me a mim, claro!

IBR,
Entao e melhor ter cuidado com a alimentacao.
120?!? Fica barrada na fronteira.

Nuno-san disse...

Professor de Historia,
Muito obrigado pela licao!
Volte sempre. Os seus (e de todos) comentarios sao muito bem-vindos!

VASF,
Obrigado pela visita!
Este pais tem muito para contar... e nos Ocidentais, e Ibericos ;-), temos muito a aprender com a maneira de estar e viver dos Japoneses.
So nao se atrase a chegar a camioneta da escola por causa do blog :-)

Mariana Carvalho,
Vou ter que investigar, e responder-te por email... mas sendo esta sociedade bastante orientada para o homem, ou seja, a mulher e' suposta ficar em casa quando casa, ou no limite, quando tem filhos, penso entao nao se por esse problema ;-)
Fazem bastante mais exercicio a passear os filhos nos parques do que a trabalhar o dia inteiro a uma secretaria ;-)

E ha aqui um contrasenso... a vida e' casa-comboio-trabalho-comboio-casa... nao tem tempo para muito mais. As empresas sao a familia. Ginasios duvido... tenho que investigar!