quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Faz hoje um ano!

É verdade... o tempo passar a voar.
Cheguei para uma aventura de 3 meses no Japão, dia 5 de Novembro de 2007... e ainda me encontro alegremente por cá!

Já vi em alguns blogs, artigos deste género... achei engraçado... talvez daí a inspiração. Estou a falar dos mais e dos menos do Japão, na perspectiva de quem escreve. Vou ser rápido, e escrever o que me vem à cabeça, sem pensar muito... o que por acaso até é norma ;-)

Os mais:
1) A sofisticação, o requinte e o charme deste povo. Tudo parece perfeito... tudo está bem arranjado... tudo está limpo...
2) A simpatia destas pessoas, sempre prontas a ajudar. A boa educação latente a este povo.
3) O serviço ao cliente... sem palavras... somos sempre recebidos de sorriso na cara... fazem os possíveis e impossíveis para agradar ao cliente, onde quer que seja... não há gorjetas. É genuíno... está-lhes no sangue!
4) A segurança vivida neste país... desligamos de qualquer eventualidade de nos poder acontecer alguma situação menos agradável. Nada é roubado. Tudo o que é perdido, é achado.
5) As Japonesas...a sua feminilidade, sofisticação, requinte, charme e simpatia... trazem um colorido a este país... ah, e as pernas :-)
6) A eficácia e pontualidade de todo o sistema de transportes... para quê um carro?
7) Podia ficar aqui todo o dia... há mais, muito mais...

Os menos:
1) Impossível andar depressa na rua... há sempre tanta gente! Qualquer tentativa de ultrapassagem esbarra sempre em alguém que vem em direcção contrária, o que aniquila qualquer esforço de movimentação aos ziguezagues. Limitamo-nos a ir com a corrente... devagar, devagarinho. Só não sei porquê, eles balançam bastante com os braços/mãos... daí um certo cuidado com os "genitais" é sempre necessário...não vamos ficar de olhos em bico, com uma traulitada naquele sitio que eu cá sei...LOL!
2) A dificuldade de comunicação. Eu continuo sem falar Japonês. Sinceramente, não fiz grande esforço para aprender. Eles não falam Inglês. E pelos vistos, não fizeram grande esforço para aprender. Nem Português... assim, resta-me viver a vida dentro do possível, tentando simplificá-la ao máximo. Claro, que não falar a língua local é uma grande (enorme!) barreira para entender certos aspectos da cultura e costumes locais... mas, "ce lá vie"!
3) A falta de eficiência... ou seja, tudo funciona na perfeição mas tem um custo elevadíssimo! O conceito de fazer mais com menos, ou pelo menos com os mesmos, parece não existir. Tantas funções/profissões que aos nossos olhos são desnecessárias... mas vão mantendo as pessoas ocupadas, com algum $$$, mesmo após a reforma... diria que este ponto é um menos numa perspectiva capitalista e de economia de mercado, mas se calhar é um mais numa perspectiva socialista ou social-democrata (como se queira chamar)
4) O dinheiro, tal como o tempo, voa... e muito depressa! Tudo é caro... caríssimo... ainda mais agora, que o Euro levou um valente trambolhão em relação ao Iene!
5) Nada mais me ocorre... fantástico... de facto este país é outro mundo! Muito mais evoluído do que aquilo a que estamos habituados no mundo dito civilizado, aka, Ocidental.

Deixo-vos com dois vídeos repetidos e mais um "novo", que marcam a minha vivência por cá...

1) O fantástico que é Tóquio e o Japão...


2) O fantástico que é ter novas experiências viajando...


3) ... e para acabar, um excerto do filme "Lost em Translation", que há quem diga "um filme cheio de clichés sobre o Japão/Tóquio", mas para mim um filme que adorei... e agora vivendo cá, vejo-me e revejo-me em cada cena do filme.


By the way... hoje, para comemorar, vou com a minha linda "Japonesa" tomar um copo ao Park Hyatt Tokyo... o mesmo bar (New York Bar) onde foram filmadas inúmeras cenas deste filme... talvez beba um Suntory Whisky!

11 comentários:

Anónimo disse...

Que post lindíssimo!!

Nuno (e Madalena), parabéns pelo 1º ano de Japão. O tempo passa depressa, NÉ (talvez esta expressão também tenha vindo do português...)?

A descoberta, como dizia Paul Samuelson (a propósito da Economia, mas aplicável a tantas coisas) é um prazer que só se pode ter uma vez!

O meu sonho é, quando for crescido, conseguir fazer um blogue tão interessante como o seu!

É uma descoberta para mim! Bem-haja por isso...

Cumprimentos, também, à sua lindíssima "japonesa"!

Anónimo disse...

Já um ano e parece que foi ontem!
A vida tem sempre o seu lado POSITIVO e NEGATIVO,os seus PRÓS e CONTRAS. Disfrutem sempre os prós do momento presente, que os contra são para enterrar bem fundo!
Muitos parabéns pelo blog.....Têm realmente sido apontamentos e um retrato pontual e fiel tanto do Japão como do quotidiano japonês visto por um ocidental.PARABÉNS!!!

Unknown disse...

Já acompanho seu blog há um tempo mas nunca deixei nenhum comentário, acho que chegou a hora de tomar vergonha na cara e dizer que gosto muito do jeito que descreve o Japão.
Sou brasileira e também moro nessa terrinha, me lembrei da época que cheguei aqui e tudo era tão diferente, parecia que eu tinha pousado em outro planeta.
Já fazem 18 anos que estou aqui, com algumas idas e vindas ao Brasil, acabei ficando por aqui mesmo.
Comemoração tem que ser regada a champagne ou, no máximo, vinho. Nada de whisky, heim.

Angelo disse...

Parabéns. Acho! AH AH!

Diogo Santos disse...

Só agora tive tempo de te contactar, no Japão estava sem dinheiro e aqui andei tão ocupado com faculdades e afins que nunca mais pus aqui os pés xD. Mas finalmente aqui me tens, e com a garantia que já li o teu último post, com o qual concordo inteiramente. Eu em dez dias senti o mesmo que sentiste certamente de forma mais profunda durante a tua estadia.

Sim, sou aquele jovem português que encontraste salvo erro em Hamamatsuchou xD ah e já agora... tenho saudades da elegância, feminilidade e sentido estético "delas"... sem esquecer as pernas :P

muita coragem e bom trabalho

Diogo Santos

sedi disse...

Que o segundo ano seja tão bom como foi o primeiro!

Abraço

Paulo Eduardo disse...

Olha olha, a fotografia do Nicolas.. Parabéns pelo vosso primeiro ano, espero que o próximo ainda seja mais interessante e divertido, e eu sei que este foi muito bom ;-)

G disse...

Parabéns pelo blog e pelo 1º ano no Japão.

Obrigado pelas informações sobre o Japão.

Vemo-nos aí em Dezembro! Mais em cima do acontecimento mando email com mais informações

abraço e bjs


vou ver o "lost in translation".........como bom ignorante, não vi o filme

Gonçalo PS

Luis Prata disse...

Feliz aniversário! Adorei este post :)

1 abraço

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário do blog tb.

Tens que meter mais filmes. no outro dia estive a rever os teus filmes no youtube e fartei-me de rir.

abc,

Joaquim

Anónimo disse...

Parabéns pelos 365 dias ai no País do Sol Nascente.

De vez em quando noticiamos no site algumas das vossas peripécias, que o pessoal por cá gosta imenso de seguir. E a maioria está roida de inveja de voçês, he he.

Um abraço,

Pedro Santos
Japão Tradicional.Com