terça-feira, 28 de outubro de 2008

Já nada é barato no Japão!!!

Ainda andei iludido uns largos meses sobre o custo de vida no Japão. Mas agora parece que estou a entrar na dura realidade... o Japão é caro como o raio!!!

Isto está mau, muito mau... estou a falar da crise financeira mundial que também afecta este país do Sol Nascente.
E numa perspectiva mais individualista, está-me a afectar muito directamente, pois ganho em Euros.
A bolsa de Tóquio atingiu ontem o seu valor mais baixo em 26 anos... estamos agora em 1982! Mas, o que me afecta mais seriamente é o Yen ter atingido o valor mais alto em relação ao Dolar dos últimos 13 anos, e o mais alto em relação ao Euro dos últimos 6 anos.
Quando cheguei, 1000JPY eram equivalentes a 6 Eur. Hoje são equivalentes a 8,5 Eur!!!
Ou seja, em 2 meses, o Yen valorizou 30% em relação ao Eur.
Isto para mim, representa uma inflação nos preços de 30% nos últimos 2 meses!
Julgava eu que estava num país do primeiro mundo... afinal, isto é pior do que o Zimbabwe!!!

P.S. - O blog esteve paradex devido às inúmeras visitas de amigos nos últimos tempos. Todos partiram. Vou voltar ao ritmo do antigamente... ainda mais que agora não tenho dinheiro para ir às compras ;-)

5 comentários:

Angelo disse...

UI!!!

E eu que mandei dinheiro para Portugal há pouquíssimo tempo... Tivesse eu esperado pela crise e já não me queixava!

Quanto a ti... Não te preocupes que isto há-de ir ao lugar. E sendo o governo no Japão tão cuidadoso com tudo, decerto que irá intervir. O iene a continuar assim vai tramar-lhes as exportações!

Anónimo disse...

Isto cá por Portugal anda tudo trocado. A crise inflaciona todos os preços mas o combustivel desce finalmente.
Quando não é do cu é das calças...

Anónimo disse...

A crise é geral...temos que nos aguentar!
É um baloiço com tendência crescente para subir, depende de quem o empurrar! Who knows who?
Agarra-te bem às cordas!
Não vá o "balanço" aumentar ainda mais e.....caímos todos de demasiado alto!
Então nem há hospital nos valha!!!

Desmistificadordepostas disse...

Maior o que perdeste hoje ganhas amanha.

O que juntaste e o equivalente ou que não te Divertiste

Aproveita enquanto dura.

http://www.ageha.com/

"mata ne"

SA

NanBanJin disse...

É muito verdade sim senhor... Infelizmente eu passei exactamente pelo mesmo processo de tomada de consciência.
Ainda há pouquíssimo tempo encontrei, por acaso, o meu camarada Basco (ele não gosta que se lhe refiram como sendo Español), o Mikel, com cara de caso - é daqueles que veio para cá com uma bolsita de estudo - e vai de perguntar, no meu melhor castellano: "entonces, hombre, que passa? te morrió tu padre?"
"que nada... oy, pues que, joder, que con el que me pagan, me voy a ter quitar este pais..."
Pois é, pois é, meu caro Mikel, joder, que a vida aqui no Japón não está para festas.
Eu por mim, vou-me aguentando, assim Deus me ajude.