quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ainda o passe... o levantar nos "Lost & Found"

Nao estivesse eu no Japao, recebi aqui da recepcao do predio o procedimento para levantar o passe na estacao da policia.



Transcrevo os passos principais, para verem como isto e' organizado:
1) Deixaram-me na minha caixa de correio um mapa de como chegar a "esquadra" da policia aqui da zona, bem como o processo para levantamento.
2) Teria que levar a minha identificacao... que bom! La vou usar pela primeira vez o meu cartao de Aligena para algo util (alem do habitual entrar em discotecas!)
3) Teria que referir o meu numero de identificacao do item perdido, #2199! Estao a ver a beleza disto?!? Um bocado de papel perdido, e' encontrado a noite, na rua, por um estranho. Por acaso e' um passe mensal de transportes que custa uma pipa de massa. Quem o encontrou entrega na policia, o que ja e' um feito. A policia recebe e cataloga logo o item perdido. No dia seguinte, de manha, telefonam para a policia, explicam que estao a procura de um passe perdido e ele e' logo encontrado! Ja imaginaram o sistema de tracking da policia? Em Portugal, nem um elefante era encontrado tao rapido... tenho provas disso... basta lembrar-me da minha experiencia na esquadra do Rato quando o meu carro "desapareceu"... na noite...
4) Teria que me deslocar ao balcao no 3o andar, para levantar o item, e assinar uns papeis... que eram uns trinta papeis... sim, isto aqui e' muito burocratico... mas funciona!

Ah... e teria que la ir ate as 17:15h, horas de fecho da "esquadra"! Esta "estacao" principal da policia esta aberta das 08:30h ate' as 17:15h... e so aos dias de semana!. Mas num pais tao seguro, para que estar aberto ate' mais tarde?!?

Em resumo, estao a ver a coisa?!? Perco o passe, na rua escura, entre as 20h15-20h30. No dia seguinte estao-me a telefonar as 10h00 da manha a dizer onde ele esta e a darem-me um numero para levantamento?!? Isto e organizacao demais! E numa cidade de 8 a 32 milhoes (depende como se conta...), e' simplesmente inacreditavel

Nota: Para nao levar os meus estimados eleitores ao engano, tenho que dizer que em cada bairro existe sempre uma pequena esquadra da policia (2 ou 3) aberta 24h por dia. Penso ser um dos motivos para a grande seguranca neste pais... embora, penso que a grande utilidade destas "casinhas" e dar indicacoes sobre a localizacao das ruas, lojas, servicos, etc... so os vejo com grandes mapas abertos a dar indicacoes aos Japoneses e a algun Gaijin (estrangeiros)... pois o sistema de ruas e moradas e' surrealista, pelo menos para nos... e tambem para eles!

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente aí podes perder a cabeça!!

É encontrada no próprio dia e devolvida no dia seguinte .....mas não arrisques.. cabeças de ouro há
poucas!!!

Anónimo disse...

quando o teu carro desapareceu tb recebeste um telefonema, mas não foi da policia. lol