Eu já não sei o que diga deste país...
Qualquer programa por mais banal que pareça, transforma-se numa experiência simplesmente inesquecivel!
Há dois fins-de-semana atrás, fomos para a praia, num local chamado Shimoda. Dizem ser das melhores praias na costa do Pacífico, com areia "branca" e "perto" de Tóquio.

Tivemos a grande sorte de uns amigos, também Portugueses (a Marta e o Gui), nos terem sub-alugado um quarto na "sua" casa de praia. Fomos com outros amigos também Portugueses, a
Luísa e o Luís , para a tal casa de praia. Uma casa tipicamente Japonesa, com 5 quartos e que foi alugada durante uns meses por um grupo de amigos Portugueses, Italianos e Franceses... e de vez em quando vão também aparecendo outras nacionalidades, conforme os/as amigos/as, namorados/as de quem vai. Programa muito giro e divertido.
Bem, para começar, e para termos acesso a uma praia considerada boa segundo os nossos padrões Portugueses, tivemos que nos deslocar 3 horas... de comboio! Algum dia, em Portugal, ia de comboio para a praia... e demorar 3 horas?!? Só se fosse maluco! Mas aqui, no país do Sol-Nascente, todos os nossos referenciais de tempo e espaço mudam.
E para variar, tudo é diferente... já devo ter usado esta palavra umas trezentas vezes no blog. Mas, se não, vejamos (cada item abaixo será alvo de um artigo separado futuramente):
1) Os nadadores-salvadores irrequietos na praia, sempre a correr de um lado para o outro a dar ordens e em stress absoluto se passamos com a água por cima da cintura!

2) Os Japoneses serem incapazes de ir para dentro de água sem boias e dispositivos flutuantes. E programa caracteristico são as Japonesas, dentro das boias, todas maquiadas, sem molharem o cabelo... e o namorado/marido a empurrá-las... só visto!

3) A total protecção ao sol: a quantidade de tendas com protecção UV, as pessoas vestidas dentro de água...

4) O gajo que anda de pá em punho, para espetar os guardas-sol no local da areia onde o cliente pretende!

5) E os altifalantes, constantemente a debitarem avisos para se pôr creme protector, para não nadarmos onde é proibido ou para não irmos para muito longe, para fazer-mos exercicio... e sei lá mais o quê!
Quem é que quer ir para a praia descansar?!?
Eu vim mesmo parar a outro planeta...