quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os riscos do Japao

Estou farto de apregoar que o Japao deve ser um dos paises mais pacificos e seguros do mundo... para nao dizer O pais!
No entanto existe um risco e nao e pequeno... mas por estar completamente fora do controlo humano nem vale a pena sofrer muito a pensar nele...
Os terramotos, tremores de terra, ou sismos... termos diferentes, conforme se venha do "continente" ou das "ilhas" ;-)
Ja senti ca uns dois... tao pequeninos, que mal incomodaram.

Quando ca cheguei, tinha a minha espera na Ericsson o seguinte pacote:

Pensei ca para mim... eu sei que venho ca para trabalhar na "construcao" de redes moveis da nova geracao (a seguir ao 3.5G!)... mas aqui levam isto mesmo a letra... um capacete para as obras e, com certeza, uma caixa de boas vindas... sera Sake?!?
Abri a caixa... tudo muito embrulhadinho e compacto... fui tirando tudo la de dentro, com um olhar esbogalhado... comida enlatada, uma corda, agua, compressas, cotonetes... cotonetes??? ... lanterna, etc... e uma mochila toda catita de amianto (?), e com uma inscricao que ainda hoje nao sei o que significa... e quase que cabe um de computador portatil la dentro!

Ou seja, mal chegamos, somos brindados com um kit "anti-terramoto"... mais concretamente um kit de sobrevivencia! Fantastico pensei eu. Mas o que fazer se houver um terramoto?!? Ponho logo o capacete na cabeca???
Ja me disseram para seguir o seguinte processo:
1) Olhar para os Japoneses
2) Fazer o que eles fizerem:
- Se nao ligarem, nao ligar
- Se forem para debaixo da mesa, ir para debaixo da mesa
- Se puserem o capacete... comecar a ficar muito preocupado...
- E de capacete debaixo da mesa... o melhor e fechar os olhos e rezar!!!

Para ajudar a festa, li recentemente num blog de um Brasileiro que tambem habita estas terras tremidas, um artigo sobre os terramotos, onde encontrei o seguinte video bastante animador:

Isto nao e para assustar ninguem. Ja basto eu! Mas ainda bem que 2007 ja la vai...
Bem, mas por estas e por outras vou amanha registar-me aqui no nosso consulado... pelo menos que saibam por onde ando!
Ate ja participei numa simulacao de desastre... com tendas cheias de fumo e tudo, onde tivemos que rastejar! So ainda nao percebi o objectivo das cotonetes...

8 comentários:

Mão de Mãe disse...

Os cotonetes são para fazer curativos caso haja necessidade de prestar primeiros socorros...limpar pequenas feridas ou cortes profundos. Provavelmente tb terás na mochila algodão esterlizado não?

Nuno-san disse...

Se calhar ate tens razao ;-)
Para os ouvidos nao deve ser...LOL!
Sim, acho que la vi algodao... ou compressas...
Mas ia tao lancado a procura da cerveja, que se me escaparam essas pequenas coisas :-)

Luis Prata disse...

Muito à frente... Encontraste a cerveja? :)

Unknown disse...

Olá Brito! Obrigado pelo link, muito legal seu blog. Já conhecia de outros tempos. Continue rezando para que demore a chegar essas monstruosidades da natureza por aqui. Abraços!

LMVS71 disse...

Já começaste a tratar do subsídio de risco?

Compra a cerveja em lata não venha a ocorrer algum tremor de terra e as garrafas se partam.

Um abraço.

Mocas disse...

Alô Nuno,
É sempre fascinante ler estas tuas experiências!
Sem dúvida que se aprende imenso.
Deixo-te aqui mais um blogue de uma "Tuga" no Japão, minha colega de faculdade:
http://terradosolnascente.blogspot.com/
Diverte-te!
Bjocas,
Mónica G. (da ///)

Nuno-san disse...

Obrigado pelas palavras e pelo link ;-)
Por acaso ja o tinha descoberta, nas minhas buscas pela Internet sobre Japao.
Embora vivam no Japao, moram em Nagoya, uma cidade ainda longe de Toquio...

Anónimo disse...

Não te apoquentes, segue as Instruçõesda da Protecção Civil dos Açores e...senta-te numa cadeira!