quarta-feira, 5 de março de 2008

Telecomunicações

O Japão é tido como um dos países do mundo mais desenvolvidos em termos de telecomunicações. Ate certo ponto é verdade... mas para os simples Europeus como nós que aterram neste país, enfrentamos determinadas dificuldades que estaríamos longe de imaginar.

Falemos das comunicações moveis. A primeira grande diferença, para o lado positivo, é que aqui nao se pode falar ao telemovel, em locais públicos fechados. A fotografia abaixo foi tirado no metropolitano. E olhem que é bastante agradável estarmos em espaços públicos sem pessoas a berrarem aos nossos ouvidos "Tou, tou, tou? Toooouuu? Maria, és tu?!?".
Em comboios, autocarros, metro é simplesmente proibido. No emprego mal se ouvem... tipo Eurico... (private joke Ericsson)

Em restaurantes raramente se vê alguém a falar ao telemovel. E tudo por respeito para com o vizinho do lado! Os telemoveis até têm um modo chamado "Manner Mode" - modo boas maneiras, que é equivalente ao nosso modo "Silencioso"... mas tem piada o nome. Eles cá são, na generalidade como povo, extremamente bem-educados e amáveis.



Para o lado negativo, nao vao acreditar, mas nao se consegue mandar sms entre operadores Japoneses. Nao existe interoperabilidade entre a DoCoMo, SBM e KDDI. Tem que se enviar algo tipo mms (ao fim ao cabo um email) de operador para operador... so que nao se pode utilizar o numero de telefone do destinatário...tem que se ter o endereço de email muito complicado da outra pessoa. É o caos!

Mas para mim, o mais grave é não receber sms de números da Vodafone no meu TMN, mesmo estando cá em roaming. Confusos!?! Pois, eu também... e furioso!
Calculo que já tenha uma data de pessoas chateadas comigo pois nao respondo a sms... pela simples razão que nao os recebo.

Passo a explicar a minha "trágica" situação (artigo mais técnico e chato para algumas pessoas mas tenho mesmo que explicar):
1) Como cliente TMN, estou em "roaming" na famosa NTT DoCoMo (único operador cá que aceita "roaming internacional" de clientes Portugueses).
2) So recebo sms da TMN e da Optimus
3) Da Vodafone nao recebo sms... só mms!
4) O meu telefone Japonês é da antiga Vodafone Japão, chamada agora SBM
5) A SBM nao tem nenhum acordo de roaming com nenhum operador Português, e mais grave tem o indicativo +351 barrado!
6) Assim sendo, nao consigo enviar sms para telefones em Portugal. E para fazer chamadas de voz tenho que ir via uma Gateway de voz xpto localizada na Suécia. Cada vez que tenho que telefonar para Portugal tenho que marcar algo tipo 4430p0010351969843283! Porreiro, não é?

Bolas! Estes Japas sao avançados, mas muito complicadinhos! Mas claro que têm serviços fantásticos... que eu nao consigo utilizar pois estão todos em Japonês!!!

7 comentários:

sedi disse...

Quase que é caso para dizer...chinesices! :-)

Abraço

Lu disse...

bem, alguma coisa esta a correr bem com o teu telefone...mas acho que o problema e ser TMN!!
Nao e so a NTT que tem acordos de roaming com Portugal, o meu telefone Vodafone Portugues funciona ca perfeitamente na rede do Softbank! Alem disso recebo sms de todas as redes nesse telefone... o que nao recebo sao MMS!

Nuno-san disse...

Lu,
Obrigado pela correcção!
Então é assim:
1) TMN roaming na NTT DoCoMo
2) Vodafone roaming na SBM (ex-Vodafone)
Faz sentido... empresa privada com empresa privada, empresa pública com empresa pública ;-)
No entanto, sms e voz da SBM para Portugal... bola! O +351 está barrado! Confirmado na página da web da SBM.
Ou seja, ando com o telefone da TMN para enviar sms para Portugal... e com o telefone Japonês para fazer chamadas de voz, via gateway xpto. Prático, não é? Pelo menos vou usando o telefone Português para tirar umas fotografias dos "momentoS"...

Lu disse...

Ja ha muito tempo que nao uso o telefone portugues para fazer chamadas para portugal...mas lembro-me que quando aqui cheguei, ha cerca de 1 ano e meio, funcionava sem problemas...vou testar e depois digo-te!

LMVS71 disse...

Nuno, presumo que já pensaste que o +351 está barrado tal como outros indicativos nomeadamente paises de Leste e Africanos estão barrados em Portugal. Ou seja devido a habilidades / habilidosos.

Um abraço,

Luis Santos

António Rebordão disse...

Gosto do seu blogue mas queria-o alertar que os Japoneses acham o termo Jap or Japs (ou Japas) depreciativo. Os soldados Americanos tinham esse costume.

Cumprimentos e que a saga continue :-)

Nuno-san disse...

Ola Antonio,
Tambem ja vi o teu blog... esta giro. Incrivel como a opiniao de quem ca chega, a este pais tao diferente, e' bastante semelhante. Obrigado pelo reparo em relacao ao "Japas". Deve ser o mesmo sentimento que temos quando nos tratam por "Gaijans" ;-)
De facto e' um bocado agressivo...
Abraco,
/Nuno