Embora os Japoneses sejam um povo extremamente educado, amável e com uma cultura genuína de serviço ao cliente, já me vou habituando aqui e ali, que não tomam a iniciativa (antes pelo contrário) de se aproximar de um estrangeiro. E porquê? Porque sabem que vâo ser forçados a falar Inglês!
Uma situação que também ainda não percebi porque acontece, é que o lugar ao lado do meu no comboio, metro, autocarro, é sempre o ultimo a ser ocupado... e sim, tomo banho todos os dias!
Já percebi que isso acontece com a maioria dos estrangeiros que por cá conheço... assim sendo, menos mau.
Nas lojas também me vou apercebendo que, embora nao sejam ostensivos, os empregados começam sorrateiramente a "fugir" quando entro. Claro, que depois de abordados, primeiro coram mas depois desmancham-se em sorrisos, simpatias e, já cá faltavam, vénias!
Bem, adiante. Resolvi comprar umas calças. Lá entrei na loja, escolhi as calças... o que não é fácil pois os números aqui utilizados nem são os Europeu nem os Americanos. Cheguei a conclusão, por experimentação, que o meu numero é o 82! Na realidade, ideal, ideal, seria o 83, mas aqui os números vão de 3 em 3. Por isso ou levo o 82 ou fico a boiar no 85!
Bem, adiante. Resolvi comprar umas calças. Lá entrei na loja, escolhi as calças... o que não é fácil pois os números aqui utilizados nem são os Europeu nem os Americanos. Cheguei a conclusão, por experimentação, que o meu numero é o 82! Na realidade, ideal, ideal, seria o 83, mas aqui os números vão de 3 em 3. Por isso ou levo o 82 ou fico a boiar no 85!
Bem, lá me dirigi para os provadores... e surpresa das surpresas:
Pois é... aqui não se pode usar os sapatos dentro dos provadores. Toca a descalçar e a ir para uma alcatifa toda catita e limpinha! E já repararam como os sapatos estão alinhados. Claro que me descalcei à bruta, e deixei os sapatos de qualquer maneira. Quando saí do provador, lá tinha os sapatos alinhadinho e arrumadinhos como os outros. Os empregados tratam disso, e fazem questão de endireitar os sapatos segundo a sua lógica.
Bem, para marcar a bainha, já devem calcular a dificuldade que foi. O rapaz, que devia ter uns 25-30 anos, nem uma palavra de Inglês falava. Conversava em Japonês comigo, e eu lá fazia os gestos do costume. Acreditem que eu cá falo bastante mais Japonês do que muitos Japas falam Inglês!
Bem, lá levei as calças para pagar e para mandar fazer as baínhas. Paguei e perguntei quando é que estavam prontas. Daqui a quantos dias? Claro que para fazer isso, tenho que mostrar o calendário do telemóvel e apontar para o dia... ou deixar que o façam. Para grande surpresa, apontaram para o mesmo dia... e escreveram as horas num papel...19:10. Eram 18:40!
As calcas cá são entregues no mesmo dia, 30 minutos depois, com os arranjos feitos. E esta? Isto é que é eficiência! E acreditem que eu estava lá às 19:10 em ponto, e estava tudo pronto para levar. Fascinante...
6 comentários:
Será que não se sentam ao pé de ti devido ao perfume???
Eu tenho ouvido que os japas usam o seu perfume pessoal...
Como eu os percebo quando querem os sapatitos arrumados! Uma questão de estética... como diria o nosso Pai!
Eu e a minha mania da organização e arrumação estamos fascinados...
Nuno dear,
Eu também sou de opinião que o que os faz afastarem-se é mesmo o uso de perfumes, águas de colónia e/ou after save. Tudo isso é demais para as suas narinas sensíveis lolol
Quanto aos sapatinhos arrumados era bem de ver que com tamanha organização... o que estavas à espera????
bjs
A mim já me aconteceu o mesmo (em relação às duas situações que retratou). Ainda não descobri a razão pelo foreigner perimeter nas carruagens do comboio mas também não me preocupe muito com isso. Sobre as bainhas das calças é realmente impressionante a rapidez com que as fazem :-) Mas a nível de Customer Service o Japão é fantástico.
Ao contrario dos EUA, em que o servico ao cliente acaba por ser um bocado forcado (devido as gorjetas), mas normalmente impecavel, aqui no Japao, esta cultura de Servico ao Cliente esta-lhes no sangue. Incrivel como uma pessoa se sente tao bem por ca, sendo cliente!
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