
O Japão andou a tentar a todo o custo manter-se isolado desta eventual pandemia mundial, através de apertados controlos fronteiriços (nos aeroportos, pois sendo o Japão uma ilha, ninguém vai de carro ao estrangeiro!). Embora não acompanhe as noticias locais (que bom é viver na ignorância!), comecei a aperceber-me que cada vez mais, e mais, pessoas estavam a usar as famosas máscaras nas ruas e comboios (escrevi um artigo anterior sobre a razão da utilização das máscaras, que pode ser encontrado aqui).
Fui investigar... e surpresa! O H1N1, vulgo "Gripe Suina" chegou ao Japão.
E aparentemente em "grande" pois já vamos em cerca de 200+ casos sobretudo na região de Osaka (que está para Tóquio, como o Porto está para Lisboa!).
E vamos lá ver no que isto dá por aqui... os Japoneses são um povo obcecado pela limpeza e higiene (já li que o Japão deixa a Suiça a léguas!). Mas também um povo bastante propenso a alergias e infecções respiratórias... dá-me ideia que o seu organismo não tem tantas defesas devido à sociedade "imaculada" em que vivem... pouca poluição, muita limpeza e muitos pólens no ar parecem-me uma receita "explosiva". Receio que não tenham muitos anti-corpos para resistir a este novo tipo de gripe... mas não sou nem médico nem cientista, e arrisco-me a estar a dizer uma quantidade enorme de disparates relativamente a este assunto!
Bem, mas o cenário que se vê nas ruas e comboios está muito bem ilustrado na imagem abaixo. Assusta qualquer um, pois só nos relembra que um portador silencioso pode estar algures nas imediações:

Bem, pelo sim pelo não, também vou comprar estas máscaras... just in case! Embora não esteja provado que evitem algo... mas pelo menos evitam espirros e gafanhotos (daquelas pessoas que cospem enquanto falam) a virem-nos parar directamente à cara. Em muitos sitios já estão esgotadas... vamos lá ver se ainda vou a tempo! Ah... e fica já prometida uma fotografia pública caso as use!