segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Corte de Cabelo...


Mais um exemplo de como pequenas coisas que são aparentemente simples e triviais em Portugal, tais como cortar o cabelo, aqui se revelam um grande desafio e uma experiência simplesmente única.
Embora, cortar o cabelo em países Anglo-Saxónicos, também não deve ser tarefa fácil: dizer que queremos a patilha de determinada maneira, a determinada altura, máquina 3 dos lados e máquina 4 em cima... até em Inglês me falta o vocabulário para isso!

Bem, por aqui, lá encontrei um "cabeleireiro" com bom aspecto e ar "fancy"... estava um bocado "à rasca", pois sempre que passava à porta só via mulheres lá dentro...e, como "Macho Latino", tenho o terror de passar por maricas! 'A entrada, hesitei... Mas então se quero cortar o cabelo 'a maquina, porque não poupar uns Yenes e ir a um verdadeiro Barbeiro! Vá la', arma-te em homenzinho e vai cortar o cabelo a um sitio de homens... e la' mudei de rumo.
La' encontrei um verdadeiro barbeiro,  arrisquei e entrei. As ilustracoes 'a porta eram convidativas, e algumas hilariantes. Não tivesse cuidado, ainda saia de la' com o "cabelinho 'a f......"!

Mandaram-me sentar e "espetaram-me" com 10 revistas em cima com exemplos de cortes de cabelo... era o George Cloney, o Brad Pitt, o Tom Cruise, etc...
Eu lá comecei por explicar: "Machine... Vrumm, vrumm,?". E então lá veio a exclamação do costume: "Oooooohhhhhhhh". Depois fui detalhando.... "Machine number 3... side, ok?"..... "Oooohhhh".... "Machine number 4... top, ok"..... "Ooooohhhhhh".
Claro que tinha a certeza que não tinham percebido nada... mas se entendessem que eu queria cortar o cabelo à máquina, e desde que não me passassem o "pente 0", já era uma vitória.
Após a insistência "Machine, Vrum, Machine, Vrum...", la' perceberam que eu queria que utilizassem a maquina... trouxeram-me os "pentes" para escolher... pente 8??? Em Portugal o máximo e' o "pente" numero 4! Mas óptimo, a minha mulher vai ficar contente e eu assim não levo nas orelhas...literalmente!
Pois, e'... eles bem me pediram umas 5 vezes confirmação... devia ter desconfiado... afinal o pente 8, deve equivaler ao pente "4/8" em Portugal, ou seja 0,5!!!
Bem, pelos menos saí de lá com o cabelo cortado... não me façam perguntas, ok?
E ainda levei um bónus!!! Perguntaram-me "Shampoo"? Eu aceitei... ia lavar a cabeça, vá la... só que em vez de me porem a cabeça para trás no respectivo "lavatório", obrigaram-me a por a cabeça para a frente, e fiquei literalmente naquela posição pela qual muita gente já passou após uma valente noite de copos...lindo! Só aqui!

Que saudades tenho eu do Sr. Arménio, o barbeiro lá do bairro de S. Mamede em Lisboa, que me corta o cabelo desde pequeno. Eu chegava, sentava-me em cima das listas telefónicas para fazer altura e levava com umas revistas no colo para estar quieto... e agora, até vou fazer uma confissão... foi no barbeiro que vi as primeiras revistas "Playboy"!!! O homem, além de "A Bola", só tinha revistas "porno"... e as páginas amarelas para sentar os clientes mais novinhos! Grande Arménio!

4 comentários:

LMVS71 disse...

Eu quero é ver a foto do novo corte!!!

Hi! Hi! Hi!

E eu a pensar que tinhas descoberto um Robot que cortava cabelo... até ja estava a pensar importar um... Se descobrires algum avisa.

Abraço,

Luis Santos

Anónimo disse...

Fotos...fotos...fotos....queremos fotos.

Ana Alpalhão

Anónimo disse...

Pois é... O Sr. Arménio, aqui do bairro, ainda segue a tradição de pôr os teus sobrinhos sentados em Páginas Amarelas!!! Mas agora, não têm as belas revistas para folhear. Espero! Pelo menos quando vão ao barbeiro com o pai, dizem sempre que brincaram com o Noddy, Orelhas, etc. e que ainda comeram um chupa-chupa. Vá-se lá saber...

sedi disse...

Já me fartei de rir só a ler a descrição e a imaginar a cena.
Agora só falta mesmo ver as fotos do resultado final!

"Machine... Vrumm, vrumm", genial!!! ;-)

Abraço