segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Botao de "Help"

Recebi o seguinte email de um amigo meu:
"Nuno... vi há pouco no canal National Geographic uma cena de Tóquio em que me custa acreditar.

O programa chama-se "Partidas" e retrata dois putos que durante um ano correm o mundo.

Na dita cena em Tóquio deparam-se com as dificuldades do costume com endereços e vão mesmo às tais "casotas" da policia só para encontrar a casa de um amigo. Até aqui tudo bem... mas quando se dirigem a uma máquina gigantesca de compra de bilhetes de comboio, metro e mais não sei o quê deparam-se com dificuldades ainda maiores... qual a linha certa, qual a hora... desesperados carregam no "help" da máquina e dá-se o inacreditável... A MÁQUINA ABRE UMA PORTA DA QUAL SAI UM JAPONOCA QUE PERGUNTA: QUAL É O PROBLEMA.... AHAHAHAHAHlolololol ROLF ROLF ROLF???????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????
PERGUNTO-TE: ISTO EXISTE MESMO OU É TANGA?"

Joao, como uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui fica a prova :-)



Entao reza assim a historia...
Estavamos nos (eu, o Paulo Eduardo e o Mario - os meus visitantes Acorianos/Terceirenses) na gigantesca estacao de Shinjuku... para terem uma ideia, e' so' a maior estacao de Toquio, com mais de 200 saidas para a rua (200?!?) e que movimenta por dia cerca de 3.64 Milhoes de pessoas (dados de 2007). Com este volume de massa humana, claro que e' a estacao com mais movimento em todo o mundo.

Bem, o Paulo ia comprar o seu bilhete de comboio. La fez tantas e tao poucas a' pobre da maquina, que a conseguiu encravar. Ficou um bocado atrapalhado... corou, olhou para mim, e eu, claro que, encolhi os ombros e comecei a rir-me.
E nao e' que enquanto considerava a possibilidade de carregar no botao de ajuda, abre-se uma portinhola mesmo atras da maquina e aparece um funcionario dos comboios para lhe resolver o problema??? Incrivel! Ficamos os tres boquiabertos! E isto foram poucos segundos depois de encravar a maquina! So filmado... felizmente apanhei o momento!

Reparamos depois que cada maquina tem uma portinhola. E maquinas sao as centenas. Sera' que esta' la' mesmo uma pessoa por maquina?!? Este funcionario foi tao eficaz (como tudo por ca') que ate' apareceu para resolver o problema antes de se carregar no botao do "Help"!

E se assim for, e como a taxa de falhas por ca' e' cerca de 0.00001%, diria que ha' muita gente sentada atras das maquinas sem fazer nada! E la' se vai mantendos os 128 milhoes de pessoas ocupadas ;-)

11 comentários:

Joao Monjardino disse...

AHAHAHah rolf, gh gh... é mesmo verdade. A máquina habitada em vez da "machine à habiter", o mantra Corbusiano dos 30's, em formato miniatura... só no Japão, os reis da miniaturização.

Anónimo disse...

Os Japoneses deveriam ter estado hoje em Lisboa pois começou precisamente hoje,16/02, o condicionamento do trânsito no Terreiro do Paço para obras de saneamento básico:os esgotos de 120mil lisboetas vão deixar de ser lançados directamente para o rio sem qualquer tratamento!!!
Vão fazer o saneamento de águas residuais, que nunca existiu, e a renovação de condutas de abastecimento de água à zona entre o Cais do Sodré e Algés e... ainda a consolidação das fundações do Toreão Poente do Terreiro do Paço que está em risco de ruina!!!!
Para esta grande obra (8 meses) cortaram hoje todo o trânsito da baixa e redondezas,mas há percursos
alternativos, cujos panfletos só hoje foram distribuídos, tendo-me sido deixado um no correio! Em resumo:tudo parado a apitar,gestos com as mãos, insultos e gritos!!11AvLiberdade,Marquês,Esc.Polit,Rato etc etc.Foi uma animação,para que é que queremos os Japoneses???
PRIMEIRA noticia do Canal 1 às 13:00 horas: 7 polícias num cruzamento a discutirem, quase se agrediam, por onde os carros deviam passar.
Isto é que é civilização, alegria de viver, estimulante e tipicamente portuga:afinal não precidamos cá dos nipónicos para nada!!!!!só estragavam a festa!!

Angelo disse...

Eu sempre desconfiei que havia um tipo por detrás de cada máquina! Ninguém me tira da cabeça que é por causa disso que os multibancos têm horários neste país. Sim, que os senhores têm que ir dormir!

Angelo disse...

ibr, assim mesmo é que é, não há ca monotonia!
Mas a informação já estava disponível há bastante tempo! Eu sabia do corte há pelos menos uma semana...

pretty girl disse...

hahahahahhahah so mesmo no japao pk se fosse em portugal tinh escrito na maquina um numero de ajuda e so serias ajudado dias depois depois de 3h a ouvir o senhor do call center e o teu pedido ficava registado sem solução

Nuno-san disse...

Rita eu ;-)
De facto isto e muito diferente.
E umas das grandes diferencas para Portugal, e para o resto do mundo, e' a qualidade e eficazia do servico ao cliente.
Claro que levam tudo ao extremo, mas saimos sempre como clientes satisfeitos.
Aqui somos uns verdadeiros clientes... em Portugal somos tratados como uns simples utentes dos servicos!
Bj e obrigado pelo comentario.

Nuno-san disse...

Joao,
Obrigado pela dica... ja me tinha esquecido da situacao.
Quando ca vieres, vamos tentar repetir ;-)

Nuno-san disse...

Angelo,
Agora ja percebo porque as comissoes bancarias sao mais caras a noite, no levantamento nas ATMs... os gajos que estao la estao a receber horas extraordinarias...LOL!
Abraco

Nuno-san disse...

IBR,
Pelos visto a informacao ja estava disponivel...
Nao andava com atencao... ai, ai, ai!
Muito tempo na Net?!?
Bj

Unknown disse...

Por não andar de trem nunca tinha reparado nessas janelas.
Nunca imaginei que fosse assim. Achei o máximo esse braço de fora, ainda bem que conseguiste registrar o momento =p
Bjs!

Luis Prata disse...

B-R-U-T-A-L :)