sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O mundo é pequeno... sobretudo no Japão

Images credit of SWRT.com
A comunidade expatriada é pequena em Tóquio.
Quando digo pequena, digo que não são raras as vezes que encontramos pessoas conhecidas nos mesmos sitios, seja para almoços, jantares, bares ou noitadas… sejam elas amigos, conhecidos ou pessoas que só conhecemos "de vista"... mais famosas ou menos famosas.
É assim a vida de expatriado neste país… partilhamos os mesmos gostos e temos o mesmo conceito de diversão, bastante diferente do conceito de diversão Japonês… genericamente falando, está claro.

Estava eu numa noite de Sábado, com amigos, num bar chamado Heartland… ambiente curioso… muitas Japonesas, muito Ocidentais… enfim, clima de "pick-up point"…
Uma curiosidade: Muitos dos Ocidentais frequentadores deste bar, são expatriados ligado à banca, banca de investimento, etc… neste momento já foram quase todos para casa… e quem sofre com isso são os pobres proprietários de bares e discotecas em Tóquio!

Bem, voltando "à vaca fria", como dizia o meu antigo chefe…
Estava eu na casa de banho, a "aliviar a pevide" (de vez em quando lembro-me de cada expressão!!!), quando entra um rapaz loiro, a cantarolar, ainda mais animado do que eu, e "aterra" no urinol ao meu lado… Diálogo:

Nuno: És de onde?
Desconhecido: Sou da Noruega. Norueguês…
Nuno: Hum….

Nuno: E o que fazes no Japão?
Desconhecido: Sou piloto de Ralis
Nuno: Porreiro… deve ser giro.

Desconhecido: Não me conheces?
Nuno: Não. Desculpa, mas não sou grande entendido em Ralis…
Desconhecido: Sou piloto oficial da Subaru. Estou aqui em treinos para o Rali do Japão.
Nuno: Ah… ok.

Deconhecido: Sou o Solberg.
Nuno pensou: "Sim, sim… e eu sou o Pai Natal"
Desconhecido: O Petter Solberg…
Nuno pensou: Eh pá… será que este gajo está a sério...
Nuno: Estás a gozar?
Desconhecido: Não, a sério. Conheces o presidente da Microsoft em Portugal?
Nuno: Não pessoalmente. Só de nome… e tu?
Desconhecido: Eu conheço-o muito bem. Sou amigo pessoal dele. Por causa do jogo de Rali da Microsoft… foi assim que nos conhecemos.
Desconhecido: Espera… vou-lhe telefonar para ele te confirmar que sou mesmo o Solberg.
Nuno: Oh pá… deixa lá… eu acredito!
Desconhecido mostra-me o nome, o telefone e liga…
Nuno pensou: Bem… nove horas a menos em Portugal… o gajo já deve estar acordado…
Nuno: Está bem… se ele atender passa-me lá o telefone…
Desconhecido...passado um bocado: Bolas não atende… mas sou mesmo o Solberg! Bem, adeus!
Nuno: Adeus! Prazer em conhecer-te! Até à próxima… Same time, same place!

E foi assim... Surrealista!
Em resumo… este senhor é o Petter Solberg, Norueguês, piloto oficial de Ralis da Subaru, campeão do mundo em 2003 e parte da elite mundial de pilotos.

Images credit of SWRT.com

Isto quase que era o mesmo que encontar o Michael Schumacher, na noite, numa casa de banho de um bar, perguntar-lhe de onde era e o que fazia!
Só em Tóquio...

sábado, 22 de novembro de 2008

Os meus terceiros visitantes...

... e curiosamente da Ilha Terceira, Acores... para quem nao conhece, ilhas Portuguesas paradisiacas, no meio do Oceano Atlantico, onde vivi uns fantasticos 8 anos da minha vida (dos 10 aos 18 anos).



Bem, este tributo a estes meus grandes amigos, que ja os conheco ha mais de 25 anos (bolas, estou a ficar velho!!!), vem com mais de um mes de atraso.
Visitaram-me em Outubro, apos uma passagem pelo "3o" mundo... desculpem, pela China, mais concretamente Shangai. Para que nao haja ofensas, a grande maioria dos paises deste nosso planeta terra, nao fica muito longe do 3o mundo, quando que comparado com o Japao... claro que fazendo uma comparacao simpatica para com esses paises!

Adiante... um brinde,"Kampai" em Japones, aos meus ilustres visitantes Acorianos... como eles dizem... Acorianos nao... Terceirenses!!!


Mario Mendes e Paulo Eduardo
Japao, 03 de Outubro a 18 de Outubro de 2008

Comecando pela segunda semana da sua estadia, fizemos uma fantastica viagem a Kyoto, Nara, Himeji, Hiroshima e Miyajima.
Alem de visitarmos sitios lindissimos por esse Japao fora, que talvez os venha a descrever em futuros artigos, a viagem acabou por servir tambem para algum repouso apos uma extenuante semana inicial em Toquio. Nao, e nao foi por causa do inevitavel "jetlag", mas sim pela exploracao constante da noite em Toquio... ate se queixavam que so conseguiam ver Toquio de noite, tal a intensidade das actividades nocturnas!

Sim, porque na primeira semana do Mario e do Paulo em terras do sol-nascente, eu estava ca sozinho... ate calhou bem... tera sido coincidencia?!? Ai que alguem me vai "matar"...
Ja nao os vi ha algum tempo... mas ja nao estavamos os tres juntos ha muito, muito, muito tempo... claro que tivemos que por a conversa em dia a volta de uns valentes copos! E sempre no local do costume. O antro de perdicao chamado Roppongi. Nao fiquem com a ideia errada... e um sitio muito divertido para se sair a noite... farto-me de la passar as noites de fim de semana com mulher e amigos... mas sempre a abrir!

Bem foram noitadas constantes, pois era a unica maneira de pormos a conversa em dia, esta claro!
Ate houve um deles que se "perdeu" na noite... mas sempre bem acompanhado!


O Paulo e as modelos...


O Paulo e a bar-woman...


O Paulo e uma amiga...


O Paulo...Ups!!!

E mais nao digo...

Nota: A publicacao destas fotografias foir devidamente autorizada pelo visado... pois Roppongi, e' como Las Vegas... "What happens in Roppongi stays in Roppongi!"

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Blog... Nuno-san no Japão... Parabéns!

Ups... já quase que me esquecia... quase tão importante como o meu primeiro aniversário a viver em terras Nipónicas, é agora a vez do primeiro aniversário deste magnifico blog ;-)
Parabéns blog! Fazes hoje um ano desde que foste lançado, na bonita noite de 13 de Novembro de 2007, ainda nos 21,18m2 em Yokohama.

Arranquei com este blog para responder a questões repetidas e recorrentes de familiares, amigos e colegas de trabalho (alguns, são mistura dos três, ou pelo menos de dois!).

A razão era simples... a 12.000Km de casa, a 9 fusos horários de diferença, esta pareceu-me a melhor maneira de responder a: "o que fazes?", "estás a gostar?", "como é aí a vida?", "tens saudades?", "como é que são as Japonesas?", etc...

Claro que poderia responder, respectivamente, com um simples: "Nada", "Muito", "Diferente", "Não" e "Boas" ;-)

Mas quis fazer mais... Este blog, mais do que para mim (embora me vá servir no futuro como um "diário" digital de uma etapa passada da minha vida), é para vocês, caros leitores.

Sei que a minha "plateia" é bastante heterogénea... vai desde os quase "info-excluidos" até aos utilizadores mais avançados. Agradeço a todos. Recebi comentários, e sou seguido, por pessoas que conheço e não conheço. Até já cheguei ao conhecimento de alguns no mundo real, através deste espaço virtual.

Obrigado Mãe, Maria, Pai, Inês, Mariana, Herika, Isabel N., Ângelo, Paulo V., Diogo, António BB, António R., Luísa B., Sérgio D., Luís P., Luís MVS., Helder P., Ana A., Teresa M., Natércia, Tutu, Gonçalo S., Pimá, Japão Tradicional, João M., Pedro Y., João V., Joaquim M., etc...

E aos Anónimos que leêm, mas que não consigo indentificar, e que não têm tempo, paciência, necessidade ou vontade para deixar comentários, o meu também muito obrigado. Sei que andam por aí!

Vamos lá ver se chego aos dois anos...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Faz hoje um ano!

É verdade... o tempo passar a voar.
Cheguei para uma aventura de 3 meses no Japão, dia 5 de Novembro de 2007... e ainda me encontro alegremente por cá!

Já vi em alguns blogs, artigos deste género... achei engraçado... talvez daí a inspiração. Estou a falar dos mais e dos menos do Japão, na perspectiva de quem escreve. Vou ser rápido, e escrever o que me vem à cabeça, sem pensar muito... o que por acaso até é norma ;-)

Os mais:
1) A sofisticação, o requinte e o charme deste povo. Tudo parece perfeito... tudo está bem arranjado... tudo está limpo...
2) A simpatia destas pessoas, sempre prontas a ajudar. A boa educação latente a este povo.
3) O serviço ao cliente... sem palavras... somos sempre recebidos de sorriso na cara... fazem os possíveis e impossíveis para agradar ao cliente, onde quer que seja... não há gorjetas. É genuíno... está-lhes no sangue!
4) A segurança vivida neste país... desligamos de qualquer eventualidade de nos poder acontecer alguma situação menos agradável. Nada é roubado. Tudo o que é perdido, é achado.
5) As Japonesas...a sua feminilidade, sofisticação, requinte, charme e simpatia... trazem um colorido a este país... ah, e as pernas :-)
6) A eficácia e pontualidade de todo o sistema de transportes... para quê um carro?
7) Podia ficar aqui todo o dia... há mais, muito mais...

Os menos:
1) Impossível andar depressa na rua... há sempre tanta gente! Qualquer tentativa de ultrapassagem esbarra sempre em alguém que vem em direcção contrária, o que aniquila qualquer esforço de movimentação aos ziguezagues. Limitamo-nos a ir com a corrente... devagar, devagarinho. Só não sei porquê, eles balançam bastante com os braços/mãos... daí um certo cuidado com os "genitais" é sempre necessário...não vamos ficar de olhos em bico, com uma traulitada naquele sitio que eu cá sei...LOL!
2) A dificuldade de comunicação. Eu continuo sem falar Japonês. Sinceramente, não fiz grande esforço para aprender. Eles não falam Inglês. E pelos vistos, não fizeram grande esforço para aprender. Nem Português... assim, resta-me viver a vida dentro do possível, tentando simplificá-la ao máximo. Claro, que não falar a língua local é uma grande (enorme!) barreira para entender certos aspectos da cultura e costumes locais... mas, "ce lá vie"!
3) A falta de eficiência... ou seja, tudo funciona na perfeição mas tem um custo elevadíssimo! O conceito de fazer mais com menos, ou pelo menos com os mesmos, parece não existir. Tantas funções/profissões que aos nossos olhos são desnecessárias... mas vão mantendo as pessoas ocupadas, com algum $$$, mesmo após a reforma... diria que este ponto é um menos numa perspectiva capitalista e de economia de mercado, mas se calhar é um mais numa perspectiva socialista ou social-democrata (como se queira chamar)
4) O dinheiro, tal como o tempo, voa... e muito depressa! Tudo é caro... caríssimo... ainda mais agora, que o Euro levou um valente trambolhão em relação ao Iene!
5) Nada mais me ocorre... fantástico... de facto este país é outro mundo! Muito mais evoluído do que aquilo a que estamos habituados no mundo dito civilizado, aka, Ocidental.

Deixo-vos com dois vídeos repetidos e mais um "novo", que marcam a minha vivência por cá...

1) O fantástico que é Tóquio e o Japão...


2) O fantástico que é ter novas experiências viajando...


3) ... e para acabar, um excerto do filme "Lost em Translation", que há quem diga "um filme cheio de clichés sobre o Japão/Tóquio", mas para mim um filme que adorei... e agora vivendo cá, vejo-me e revejo-me em cada cena do filme.


By the way... hoje, para comemorar, vou com a minha linda "Japonesa" tomar um copo ao Park Hyatt Tokyo... o mesmo bar (New York Bar) onde foram filmadas inúmeras cenas deste filme... talvez beba um Suntory Whisky!