terça-feira, 28 de outubro de 2008

Já nada é barato no Japão!!!

Ainda andei iludido uns largos meses sobre o custo de vida no Japão. Mas agora parece que estou a entrar na dura realidade... o Japão é caro como o raio!!!

Isto está mau, muito mau... estou a falar da crise financeira mundial que também afecta este país do Sol Nascente.
E numa perspectiva mais individualista, está-me a afectar muito directamente, pois ganho em Euros.
A bolsa de Tóquio atingiu ontem o seu valor mais baixo em 26 anos... estamos agora em 1982! Mas, o que me afecta mais seriamente é o Yen ter atingido o valor mais alto em relação ao Dolar dos últimos 13 anos, e o mais alto em relação ao Euro dos últimos 6 anos.
Quando cheguei, 1000JPY eram equivalentes a 6 Eur. Hoje são equivalentes a 8,5 Eur!!!
Ou seja, em 2 meses, o Yen valorizou 30% em relação ao Eur.
Isto para mim, representa uma inflação nos preços de 30% nos últimos 2 meses!
Julgava eu que estava num país do primeiro mundo... afinal, isto é pior do que o Zimbabwe!!!

P.S. - O blog esteve paradex devido às inúmeras visitas de amigos nos últimos tempos. Todos partiram. Vou voltar ao ritmo do antigamente... ainda mais que agora não tenho dinheiro para ir às compras ;-)

domingo, 12 de outubro de 2008

After hours...

Esta semana tem sido "dura"... tenho ca dois grandes amigos meus dos Acores... o Mario e o Paulo... para ajudar a festa, estive "solteiro" em Toquio durante a primeira semana deles por ca... razao pela qual, o blog nao tem estado muito activo... e vai continuar assim, pois vamos agora uma semana para Kyoto e Hiroshima... mas desta ja vou casado de novo :-)

Deitamo-nos tarde, bastante tarde, alguns dias... sempre a sair numa zona de "tentacao e pecado" chamada Roppongi. So visto... impossivel descrever por palavras... mas um sitio onde tudo, ou quase tudo, e' permitido... e acontece.

Ja vos falei anteriormente, dos Japoneses dorminhocos.... no final da noite, ou antes, comeco da manha, ainda ficam mais... porque sera?!?
Dois belos exemplos recentes...



Estacao de Metro de Roppongi, Sabado, 06:47 da manha.
Ja repararam onde tem a carteira?!? No pescoco!!! Assim, na remotissima probabilidade de alguem a tentar levar emprestada, acordara... acho... ou acha ele!!!



De novo, estacao de Metro de Roppongi, outro Sabado, mas um pouco mais cedo...06:32 da manha
E estes a dormirem em paralelo!
Acredito mesmo que e' sono devido ao cansaco e nao ao alcool... coitados, estao sempre a trabalhar e passam muito tempo nos comboios ;-)

Ainda diz a minha mae que eu bebo muito! Pelo menos nao faco estas figuras "tristes"... mas sempre me vou divertindo conhecendo pessoas, no minimo, "singulares" nos bares de Roppongi!



Ah... e o chapeu nao e meu... era de uma Japonesa que estava a... DORMIR no bar!!! Nada lhes tira o sono!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A higiene Japonesa... fora de casa!

Os Japoneses sao um povo bastante limpo, e que apreciam em muito a higiene. Em alguns casos, ate' me arriscaria a dizer que sao um bocado obcecados pelo nao tocar em nada (sera com medo de apanharem doencas?!?).

Quem acompanha este blog praticamente desde o seu inicio, ja teve o prazer de ler dois artigos, com demontracoes ao vivo, sobre a maravilha tecnologica que artilha as famosas, e ultra-tecnologicas, casa-de-banho niponicas:
A retrete tecnológia Japonesa (Novembro/2007)
O "upgrade" da... retrete! (Marco/2008)

O meu amigo Aoki-san (sempre ele), aqui da Ericsson, apareceu-me no escritorio com um pequeno "brinquedo". Jura-me a pes juntos que nao ha Japones que nao tenha isto... e muito menos nao ha quem pense viajar sem esta "geringonca" atras. Aqui fica ela. Penso que vao ficar boquiabertos... como eu fiquei!

Entrega-me isto para a mao, e diz-me: "Descobre o que e' isto!"



Bem comeco por analisar o "bicho"... em pe', deitado... nao me e' conhecido. Esperem! Atencao! Esta' escrito "Toto"... esta e' a marca das loicas e afins de casa de banho. Mas o que sera'?!?



La consigo abrir... tem um botao?!? Que raio sera' isto?!?



Olha, olha! E agora sai daqui um "pirilau"?!?



Eh pa'! E isto em pe' parece um daqueles brinquedos dos filmes porno!!!



Bem, nao chegava la'... vai dai, e comeca praticamente uma demonstracao ao vivo! Eh pa... oh Aoki-san, ve la onde e' que vais por isso! Vais por isso no c...?!?



Ah... ja percebi... nao ha Japones que viaje sem isto! Um jacto de agua portatil... para ser utilizado apos a "evacuacao" seja ela onde for!
Digam-me la que nao e genial?!? Ha' quem viaje com rolos de papel higienico atras, nao va' o diabo tece-las... estes aqui viajam com a melhor da tecnologia atras! Aqui nao brincamos as retretes!!!