quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os riscos do Japao

Estou farto de apregoar que o Japao deve ser um dos paises mais pacificos e seguros do mundo... para nao dizer O pais!
No entanto existe um risco e nao e pequeno... mas por estar completamente fora do controlo humano nem vale a pena sofrer muito a pensar nele...
Os terramotos, tremores de terra, ou sismos... termos diferentes, conforme se venha do "continente" ou das "ilhas" ;-)
Ja senti ca uns dois... tao pequeninos, que mal incomodaram.

Quando ca cheguei, tinha a minha espera na Ericsson o seguinte pacote:

Pensei ca para mim... eu sei que venho ca para trabalhar na "construcao" de redes moveis da nova geracao (a seguir ao 3.5G!)... mas aqui levam isto mesmo a letra... um capacete para as obras e, com certeza, uma caixa de boas vindas... sera Sake?!?
Abri a caixa... tudo muito embrulhadinho e compacto... fui tirando tudo la de dentro, com um olhar esbogalhado... comida enlatada, uma corda, agua, compressas, cotonetes... cotonetes??? ... lanterna, etc... e uma mochila toda catita de amianto (?), e com uma inscricao que ainda hoje nao sei o que significa... e quase que cabe um de computador portatil la dentro!

Ou seja, mal chegamos, somos brindados com um kit "anti-terramoto"... mais concretamente um kit de sobrevivencia! Fantastico pensei eu. Mas o que fazer se houver um terramoto?!? Ponho logo o capacete na cabeca???
Ja me disseram para seguir o seguinte processo:
1) Olhar para os Japoneses
2) Fazer o que eles fizerem:
- Se nao ligarem, nao ligar
- Se forem para debaixo da mesa, ir para debaixo da mesa
- Se puserem o capacete... comecar a ficar muito preocupado...
- E de capacete debaixo da mesa... o melhor e fechar os olhos e rezar!!!

Para ajudar a festa, li recentemente num blog de um Brasileiro que tambem habita estas terras tremidas, um artigo sobre os terramotos, onde encontrei o seguinte video bastante animador:

Isto nao e para assustar ninguem. Ja basto eu! Mas ainda bem que 2007 ja la vai...
Bem, mas por estas e por outras vou amanha registar-me aqui no nosso consulado... pelo menos que saibam por onde ando!
Ate ja participei numa simulacao de desastre... com tendas cheias de fumo e tudo, onde tivemos que rastejar! So ainda nao percebi o objectivo das cotonetes...

domingo, 27 de abril de 2008

Despedidas...

Não gosto de despedidas. Nunca gostei. E não é agora que vou começar a gostar.
Já estou ha suficiente tempo no Japão, para começar a ver pessoas a chegar e a partir.
No mesmo dia em que cá cheguei, tive a companhia de um "consultor" (mais concretamente um "contractor") que começou a trabalhar comigo no mesmo departamento.
Vivemos os dois no mesmo edificio em Yokohama, e mudámo-nos os dois mais tarde para o mesmo conjunto de apartamentos em Tóquio.
De seu nome Trygve Johannesen... nome impossivel de pronunciar durante as primeiras semanas... após longo esforço, e muita prática a tentar repetir o que ele dizia, cheguei a uma pronúncia aceitável.

Trygve é Noruegues, é empregado de uma empresa em Singapura (ocasionalmente vive e trabalha por lá) e tem uma namorada Indonésia... e dois filhos na Noruega, bem como a ex-mulher. A vida é complexa, não é?
No entanto como "contractor" a sua vida é andar de empresa em empresa, país em país, em contratos de 3 a 6 meses. Incrivel, como estas pessoas chamam "Long Term Contract" a contratos de 6 meses! Essa vida tem-no levado até países tão "pacíficos" e "excitantes" como a Bosnia Herzegovina, Montenegro e o Congo. Foi a vida que escolheu.
O que eu agora não compreendo é como é que uma pessoa troca um contrato no Japão, por uns projectos de algumas semanas no Chade e na Serra Leoa! Só se fosse maluco!

Esta é a beleza de viajar... conhecer novas pessoas, novas culturas, partilhar novas experiências e aprender novas coisas.

Trygve, good luck in Sierra Leone!!! If you are lost, just give me a call ;-)
Eeeeeeehhhhhhhhhh!!!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Os Tugas em Tóquio!

Antes de ter ido a Portugal, e de férias para o Brasil (onde até encontrei o Ulf Nilsson em Pipa!), tivemos aqui em Tóquio um almoço em que se juntaram alguns dos Portugueses que por cá vivem.
É verdade, nas mais distantes urbes deste mundo, encontramos sempre uns Patrícios... e deixem que vos diga que tive muita sorte, pois são todos ultra impecáveis.
Aqui estão eles:

Aleatoriamente: o Guilherme, a Luisa, o Carlos, a Marta, o Victor, o Aureliano (Espanhol, mas casado com uma Portuguesa), o Nuno (eu!), outra Marta, o Luis, o Rui, a Yulia (Russa, mas casada com um Português) e o José.

Engraçado foi que cheguei ao contacto com a Luisa através de uma amiga... claro que temos sempre um amigo que conhece alguém... e a Luisa apresentou-me ao Luís... e o Luís ao Guilherme... e o Guilherme à Marta... e por aí fora... assim começam as amizades.

Curisoso também, é que nos últimos dias, e através do espaço virtual, já descobri mais 3 Portugueses a viverem por cá... através dos seu blogs.
Somos vários com blogs, e incrivelmente, com histórias e experiências semelhantes neste país em que tudo é extraordinário por ser tão diferente... embora já me vá habituando.
Qualquer dia coloco aqui ao lado os links para os seus blogs, todos muito engraçados e fascinantes! E Sérgio, não me vou esquecer do teu ;-)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Uma conversa engracada...

Aqui o meu colega da Ericsson, Aoki-san, homem para os seus 45, casado, dois filhos, acabou de receber em casa um estudante da Indonesia, que estara no Japao durante 1 semana... sao aqueles programas de intercambio de estudantes. O Aoki, que ate fala bastante bem Ingles (ate trabalhou uns meses na Ericsson dos EUA), comunica em Ingles com o Indonesio. Dialogo:

Aoki: Ja viajaste muito? A que paises foste?
Indonesio: Sim, ja fui a Europa.
Aoki: Sim, mas a que paises?
Indonesio: 'A Europa.
Aoki: Sim, mas a Europa e' um continente. A que paises?
Indonesio: Nao sei, nao me lembro...
....
Indonesio: Agora, que viajei para o japao, foi a primeira vez que viajei em classe Economica. Ate hoje, sempre viajei em Executiva.
Aoki pensou: Pois, pois... puto rico. O paizinho paga-te as viagens em Executiva e nem sabes a que paises vais... bonito. Es esperto, es...
Aoki: E entao o que faz o teu pai?
Indonesio: E' dono de uma mina de ouro!

Surrealista. Ja disse ao Aoki-san para fechar o Indonesio num quarto, bem fechadinho e pedir um resgate ao pai!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A fruta...

A fruta e' cara, muita cara... e' mesmo carissima!
Alem disso, e vendida 'a unidade... e cada unidade cuidadosamente embalada. As vezes ate' me questiono se a embalagem de cada peca de fruta nao e' mais cara do que a propria fruta. Para terem uma ideia, costumo comprar macas a 150JPY a unidade (quase 1 Euro cada).
Ontem, nao havia dessas... que sao as mais baratinhas. Deparei-me com estas, todas bonitas:

a 500 Yen a unidade... 3 Eur cada maca!!!
Ao lado as laranjas, embaladinhas com o seu melhor fato... 400JPY a unidade, ou seja, cerca de 2.5Eur cada laranja!!!

Mas agora o melhor da festa... o melao (embora mais parecia uma meloa, pelo tamanho). 4.000JPY a unidade!!! 25 Euros cada meloa!!! Claro que vem numa caixa de madeira... talvez de pau-santo, para justificar o preco!

E nao ha desconto de quantidade... dois meloes, do tamanho de meloas, custam 8.000Yen... 50 euros!!! 50Euros sao 10 Contos!!! E ouvi dizer que nao sao das mais caras...
Ah... e ao lado, a caixinha de morangos custa 7.5Eur. Tudo bastante em conta, como podem ver...tenho que pedir aumento da ajuda de custo!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Os detalhes I...

Este e' um artigo bastante masculino, com uma linguagem que pode chocar algumas pessoas... mas nos, homens, somos assim... um bocado basicos!

Nao percebi ainda muito bem o porque, mas desde que regressei ao Japao, e alem de estar a gostar cada vez mais deste pais, ando com uma grande atencao e muito alerta aos mais pequenos detalhes que este pais tem para oferecer ao incauto viajante.
Mesmo antes de apanhar o habitual comboio para casa, estava "aflitinho, aflitinho, aflitinho" e la tive que ir a casa de banho da estacao.
Todos nos, homens, ja passamos pelas habituais dificuldades de termos que "mandar uma mijinha" mas as nossas maos estarem ocupadas com os mais variados objectos (sacos, guarda-chuva... ai o guarda-chuva que e sempre uma grande dificuldade!). E la temos a habitual ginastica, para evitarmos a todo o custo por o que trazemos no chao, habitualmente pouco limpo e muito pingado... ai a maldita prostata... bem, adiante...
Chegado aos urinois, aos famosos "Totos", nao e que deparo com um porta guarda-chuva, por urinol?!?

E e bem pratico... ate da para pendurar sacos... que foi o que fiz pois nao estava a chover...
Alem disso existe sempre uma prateleira, ao longo de toda a parede e ao nivel dos nossos olhos (logo, nao pingada!) que serve para pousar o que se quiser. Muito pratico!
Estes gajos pensam em tudo.... e' tudo pensado ao detalhe, e com grande funcionalidade, o que facilita muito a vida as pessoas nas pequenas tarefas do dia-a-dia.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

De volta!


Ja ca' estou de novo. Blog reaberto!
Depois de entrar pela 2a vez no Japao (alias, a 3a, pois fui em Janeiro numa curta viagem de uma noite a Seoul, para um reuniao), ja comeco a ver as coisas com outros olhos... apercebi-me, mal cheguei, que cada vez gosto mais deste pais! Organizado, civilizado, tranquilo, seguro...
Ainda mais, vindo quase directamente de umas fantasticas ferias no Brasil (obrigado Joana e Diogo!)... mas Brasil e' Brasil, e aterrar em Toquio e' como passar do 8 para o 80! 3o mundo para o 1o mundo... imaginem o impacto! E o jetlag... 12 horas de diferenca horaria...
Por falar em volta, recomendo vivamente que comprem (ou leiam) a revista "Volta ao Mundo" deste mes... o tema de capa e' Toquio. Quem ja me ouviu contar umas historias sobre o Japao, ou quem le este blog, vai com certeza detectar rapidamente as semelhancas. O artigo exprime tambem muito bem o que e viver e sentir esta cidade... alem de ajudar a dar credibilidade as minhas narrativas!
Mas para perceberem de facto o quao fantastico e' este pais e cidade, so' se me vierem ca' visitar!